Barão de Itararé promove debate com Ignácio Ramonet em SP nesta semana

Na próxima quinta-feira (10), o sociólogo e jornalista espanhol Ignacio Ramonet visita o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo, para debater os desafios e as transformações da comunicação na era digital, a crise dos monopólios midiáticos e os horizontes da comunicação alternativa frente a esse contexto. Ao lado do jornalista e blogueiro Luis Nassif, Ramonet lançará e discutirá as questões presentes em seu último livro: “A Explosão do Jornalismo – da mídia de massas às massas de mídia” (Editora Publisher).

Fundador de “Le Monde Diplomatique”, Ramonet tem como uma de suas marcas a crítica ao papel político conservador desempenhado pelos grandes conglomerados de comunicação. Ao longo de sua vida acadêmica e profissional, produziu inúmeros livros e artigos tratando, entre outros temas, da falta de democracia no cenário midiático – o que ele também chama “a tirania da comunicação”.

Em sua obra mais recente, porém, Ramonet aborda o potencial democratizante das ferramentas digitais e do ambiente da Internet para o florescimento da comunicação contra-hegemônica, fundamentada nos princípios da diversidade e da pluralidade informativa. Além disso, ele também reflete sobre os paradigmas enfrentados pela mídia tradicional na atualidade. Na ocasião, o sociólogo aproveitará para lançar oficialmente o livro no Brasil e discuti-lo com uma das principais figuras da blogosfera progressista brasileira.

A entrada é franca e as vagas são limitadas. Para garantir sua participação no debate, basta enviar um email com nome completo e telefone para [email protected].

Serviço

Debate com Ignacio Ramonet e Luis Nassif

Data: 10 de outubro de 2013
Horário: 19h
Local: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 13 – República).

Fonte: Barão de Itararé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.