Ativistas visitam a APLB em busca de apoio para a Exposição Gorda

O coordenador geral da APLB-Sindicato recebeu a visita nesta quarta-feira, 30, das ativistas Carla Leal e Claudia Rosa, que vieram apresentar o Projeto Gorda, uma exposição de fotos, da fotógrafa Isabele da Costa, que promete ser uma experiência única de desconstrução e quebra de tabus.

A mostra inclui fotografias de 15 modelos plus size e visa trazer visibilidade, representatividade e estimular o fortalecimento da autoestima, o amor próprio e o empoderamento de mulheres que fogem ao padrão estético imposto em nossa sociedade. Trata-se de uma mostra cultural, social e educativa.

Apoio

O objetivo da visita das ativistas e produtoras culturais à APLB foi o de solicitar o apoio financeiro e institucional da entidade ao projeto, que além de estimular o processo de autodescoberta e de autoaceitação da mulher gorda, tem também caráter educacional ao propor a realização de Rodas de Discussão, com a participação das modelos retratadas na mostra e representantes da sociedade civil, para fomentar o debate sobre padrões impostos, diversidade e a gordofobia, que marginalizam e oprime esta parcela da população.

“Salvador é a cidade mais gorda do Brasil, apesar disso, as mulheres que fogem ao padrão estético midiático ainda sofrem muito preconceito, bulling e toda forma de discriminação no trabalho, nos espaços públicos, no transporte coletivo e até mesmo nas academias e serviços de saúde”, argumenta Carla Leal, feminista, ativista contra a gordofobia, e administradora de vários grupos e páginas que tratam sobre esta questão, e uma das produtoras do projeto.

Ao buscar o apoio da APLB, ela explica que o principal objetivo da mostra é abordar a gordofobia e dar voz e visibilidade a este problema social. “Acreditamos que, a partir de debates e ações afirmativas, poderemos diminuir o preconceito e a discriminação sobre os gordos”.

Expectativa

Já Claudia Rosa, recentemente eleita como a Miss Bahia Plus Size Sênior 2017, assinala que a expectativa para o evento é muito grande, e que com certeza o mesmo vai marcar o cenário Plus Size da Bahia neste ano. A intenção é que o lançamento ocorra até o final de setembro. Ela acrescenta que após o lançamento a ideia é de que a exposição cumpra uma agenda itinerante em diversos locais da cidade, inclusive escolas.

Modelo plus size, feminista e também ativista contra a gordofobia, Claudia é uma das modelos da mostra e também participa na produção do projeto. Ela aponta a gordofobia como uma discriminação muito nociva para a cidadania e a saúde mental das pessoas atingidas, mas entende que deva ser tratada com conscientização e ações educativas.

Para ela a discussão não pode ficar focada apenas na questão da aceitação do próprio corpo pela mulher gorda. Mesmo entendendo que é importante que a mulher ame o seu corpo, acha que é ainda mais importante que a sua dignidade seja resgatada, e para isso é preciso combater a gordofobia que vem do outro, de uma sociedade hostil.

Claudia destaca, no entanto, não ter nenhum problema com seu corpo. “Nunca tive problema por ser gorda e depois de ter feito as fotos para esta mostra me senti ainda mais linda e empoderada”, revela.

O professor Rui Oliveira elogiou a iniciativa e disse que a APLB-Sindicato está sempre disposta a participar de ações que visem combater qualquer tipo de intolerância. “A APLB sempre foi plural, abraçando todas as causas sociais e este é um problema que acontece muito na carreira do magistério. Estamos dispostos a ajudar no que for possível, tanto no aspecto material como colaborando no debate e na busca de caminhos para vencer os preconceitos”, afirmou o coordenador geral da APLB.

Claudia Rosa, Miss Bahia Plus Size Sênior 2017

FICHA TÉCNICA

Exposição: Gorda

Produção Artística: Repare Em Um Olhar