Artistas dão cartão vermelho ao trabalho infantil

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) acaba de lançar a campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil de 2013. Vários artistas brasileiros aderiram de imediato. Já gravaram vídeo e posaram par fotografias, os atores  Wagner Moura, Camila Pitanga, Gilberto Miranda, Priscila Camargo, Osmar Prado, Bete Mendes e Dira Paes. Todos deram cartão vermelho ao trabalho infantil no país.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita em 2011 mostrou que 3,7 milhões de pessoas de 5 a 17 anos ainda trabalhavam ilegalmente no país, apesar de a Constituição de 1988 proibir o trabalho para menores de 14 anos e entre 14 e 15 somente como aprendiz a em meio período e os jovens com 16 e 17 podem trabalhar, desde que não haja prejuízo aos seus estudos.

O governo federal vem efetuando o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) para erradicar de uma vez o trabalho infantil no país, seguindo as determinação da Conferência de Haia, da OIT em 2010, ratificadas pela Conferência deste ano ocorrida em Brasília. 

A OIT lançou a primeira campanha do cartão vermelho em 2002 para sensibilizar a opinião pública sobre o trabalho infantil. Oito anos mais tarde, a II Conferência Global sobre Trabalho Infantil, que ocorreu em Haia, comprometeu-se com a eliminação das piores formas de trabalho infantil em 2016. Embora durante a última década o número de crianças que trabalham no mundo tenha se reduzido em um terço até chegar a 168 milhões, os progressos foram lentos (leia aqui). 

Portal CTB com informações da OIT

{youtube width=”600″ height=”400″}HE6y386fnnQ{/youtube}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.