Artistas lançam manifesto contra fim da TV Cultura e miram Alckmin

tv cul.tura82812Uma petição foi lançada nesta segunda-feira (10) contra demissões, sucateamento e cortes na TV Cultura. A campanha “Eu quero a Cultura viva” conta com ex-artistas da emissora, que se solidarizaram e publicaram um vídeo em apoio ao movimento.

O abaixo-assinado virtual busca 50 mil adesões e mira o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, e o Conselho Curador da Cultura.

“A TV e as rádios Cultura estão passando por um processo de desmonte e terceirização da programação, com a degradação de seu caráter público e de sua qualidade. Vários programas de referência da emissora foram extintos, como Zoom, Grandes Momentos do Esporte, Vitrine, Cocoricó e Bem Brasil. Outros tantos sofrem risco de extinção”, diz o texto da petição.

No vídeo, ex-atores e apresentadores da TV Cultura fazem o apelo, como Luciano Amaral, Gabi França e Sabrina Parlatore. “A melhor emissora pública do Brasil, minha, sua, nossa, de todos os brasileiros, ela está acabando e precisa de ajuda”, afirma Amaral.

Segundo o blog Intervozes, a TV Cultura enfrenta uma crise financeira e tem sido alvo de demissões, encerramento de programas e sucateamento da infraestrutura, motivados por um desmonte gradual efetuado pelo governo Alckmin, que reduziu em 20% o orçamento da Fundação Padre Anchieta, e “pretende fazer cortes ainda maiores”.

O movimento Cultura Viva, com o apoio dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, também realizou um ato na tarde desta segunda (10) em frente aos estúdios da emissora.

O manifesto da campanha afirma que a luta para manter o canal vivo continuará. “Acompanhamos esse processo estarrecidos, mas não passivamente. Vamos lutar para impedir o desmanche da Cultura. Queremos a Cultura viva, refletindo a diversidade e a pluralidade do povo paulista e brasileiro. Queremos a Cultura viva, mas queremos que ela seja ainda mais pública, que ouça a sociedade, que espelhe de forma criativa a complexidade e a efervescência cultural do nosso estado e do Brasil.”

Assine a petição em favor da TV Cultura.

 Vídeo em defesa da TV Cultura:

Fonte: Carta Maior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.