A música perde Paco de Lucía, grande violonista espanhol

Morreu nesta quarta-feira (26) o músico espanhol Paco de Lucía, aos 66 anos, vítima de infarto, no México. Nascido Francisco Sánchez Gomes em 21 de dezembro de 1947, Lucía elevou o flamenco a ritmo mundial ao mesclá-lo com jazz, blues, música hindu, bossa nova e ritmos árabes. “Um guitarrista tem de ter mais do que ritmo, tem de ter ar. Ar é fundamental”, declarou numa entrevista para a mesma entrevista para mostrar seu espírito revolucionário.

Gravou dez álbuns nas décadas de 1960 e 1970 com o vocalista de flamenco El Camaron de la Isla. Colaborou também com o pianista americano Chick Corea, e nos anos 1980 trabalhou com os guitarristas John McLaughlin e Al DiMeola.Entre os discos com o seu sexteto, que inclui os irmãos Ramon e Pepe, estão as obras La Fabulosa Guitarra de Paco de Lucia (1967), Fantasia Flamenca (1969), Fuente y Caudal (1973) ou Almoraima (1976). No início dos anos 1980, editaram os álbuns Solo Quiero Caminar (1981) e Live… One Summer Night (1984), talvez os seus registros mais expressivos como coletivo.

“Nunca perdi a ligação com as raízes na minha música”, afirmou. “O que tentei fazer foi situar-me na tradição e, ao mesmo tempo, procurar noutros territórios coisas novas para transportar para o flamenco.” Também garantiu sem falsa modéstia que “o flamenco goza hoje de ótima saúde. Ele passou muitos anos preso ao passado, aferrado a tradições muito talibãs, mas a partir de mim houve uma abertura. Foi uma porta que eu e Camarón (de La Isla, cantor espanhol, mito do flamenco, morto em 1992) abrimos para que entrasse ar fresco e os jovens pudessem se sentir mais livres e criativos”.

Paco de Lucía transformou-se numa das principais vozes da música espanhola. Sua última turnê pelo Brasil ocorreu no ano passado, quando apresentou seus dedilhados pelos palcos do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. A música mundial perde um dos seus mais importantes representantes. O violão parecia ser uma extensão de seus braços e mãos.

Portal CTB com informações de agências

Entre as Águas (uma das mais famosas composições de Paco de Lucía) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.