A chama acesa da obra de Dorival Caymmi aquece a alma dos brasileiros

Nesta quarta-feira (30) o compositor baiano completaria 100 anos não tivesse nos deixado em 2008 aos 94. Para comemorar a efeméride deste importante centenário, algumas homenagens começaram a pipocar pelo país. Já no ano passado seus três filhos, Dori, Danilo e Nana (todos músicos) lançaram o disco Dori, Nana e Danilo com 13 canções pouco conhecidas de um dos titulares absolutos de qualquer “Felipão” da MPB.

Suas singulares canções influenciaram a bossa nova e autores tão díspares e essências como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Os três emprestam suas vozes para o disco Dorival Caymmi – Centenário a ser lançado pela gravadora Biscoito Fino em agosto, no qual diversos artistas interpretam músicas do compositor, poeta e pintor que elevou a baianidade a um sentimento nacional constitutivo da brasilidade, tanto quanto o seu amigo Jorge Amado fez na literatura e o artista plástico Carybé.

Leia também:

Centenário de Dorival Caymmi: O samba baiano com gosto de mar e de vida

No dia do aniversário de Caymmi, acontece no Farol da Barra, em Salvador o show Daniela Canta Caymmi, onde Daniela Mercury homenageia o centenário autor. De 30 de abril a 4 de maio, a cantora banda Mametto canta Dorival Caymmi na Caixa Cultural na capital baiana. As apresentações acontecem de quarta a sábado, às 20h, e no domingo às 19h. “Cantar Caymmi é alimentar o coração, é sentir o cheiro doce da Bahia. Cada verso de suas canções me leva pro mar, como o vento leva a jangada, me deixando assim à flor da alma”, destaca a cantora Ana Mametto.

A neta do artista baiano, Stella Caymmi reedita a biografia Dorival Caymmi – O Mar e o Tempo, lançado originalmente em 2001. “Nos anos 90, entrevistei o vovô muitas vezes para preparar a biografia e numa das conversas, ele falou que não reconheciam devidamente a importância dele para o sucesso de Carmen Miranda (1909-1955)”, diz Stella.

A CTB já fez uma homenagem a Caymmi. Mas revigora sua importância na proximidade da de seu aniversário para acentuar que a obra de todo grande artista não tem prazo de validade e permanece atual para a eternidade. E Dorival Caymmi está entre os maiores autores da música popular brasileira. Da Bahia para o mundo, elevou a cultura nacional e mostrou que o Brasil é muito mais que qualquer “zona sul”. A chama acesa da obra de Dorival Caymmi enternece e aquece a profundidade da alma dos brasileiros e brasileiras.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Canção da Partida (1957, de Dorival Caymmi) 

 Samba da Minha Terra (1940, de Dorival Caymmi)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.