10ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano começa nesta quinta (30), em São Paulo

Celebrando sua décima edição, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo começa nesta quinta-feira (30) e vai até dia 5 de agosto. Todas as atrações são gratuitas. Os grandes homenageados da programação deste ano são os cineastas Hector Babenco e Lírio Ferreira, os quais ganharão mostras especiais com seus principais filmes.

O evento reúne os destaques da produção mais recente feita nos países latino-americanos, incluindo vários títulos inéditos no Brasil, e obras exibidas em eventos prestigiados – como os festivais de Cannes, Berlim, Veneza e Sundance. No total, são 111 filmes, representando 17 países da América Latina e do Caribe.

Entre as atrações está Las insaladas (foto em destaque), novo filme do argentino Gustavo Taretto, diretor de Medianeras, o mais recente e premiado filme da brasileira Tata Amaral, Trago Comigo, que aborda a ditadura militar, e O Ardor, de Pablo Féndrik, com Alice Braga e Gael García Bernal (foto).

Na mostra Contemporâneos estão 21 filmes, sendo 13 inéditos no Brasil (cinco são produções brasileiras em première mundial). Entre as atividades paralelas destaca-se o Seminário Internacional “Caminhos do Audiovisual Latino-Americano no Século 21”

A programação acontece no Memorial da América Latina (Tenda Petrobras para o Cinema Latino-Americano, Biblioteca Latino-Americana e Galeria Marta Traba), Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto e Sala Paulo Emílio), Cinusp Maria Antonia, Cinusp Paulo Emílio, Reserva Cultural e Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, Cinemateca Brasileira e Centro de Pesquisa e Formação – Sesc).

A homenagem a Hector Babenco traz alguns de seus grandes sucessos, “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, que alcançou 5,4 milhões de espectadores, “Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1980), “O Beijo da Mulher-Aranha”, pelo qual William Hurt foi premiado com o Oscar de melhor ator, “Coração Iluminado”, “Carandiru” e “O Passado”.  

Já Lírio Ferreira tem exibidos seus cinco longas-metragens (“Baile Perfumado”, “Árido Movie”,“Cartola – Música para os Olhos“, “O Homem que Engarrafava Nuvens” e “Sangue Azul”) e uma seleção de oito curtas, entre eles raridades de início de carreira e obras feitas para TV e museus.

Uma mesa de debate reúne, em 30/07, durante a abertura do festival, o cineasta pernambucano, Lírio Ferreria, ao lado dos diretores Paulo Caldas, Kiko Goifman e Hilton Lacerda. Outro homenageado é o DJ Tutu Moraes, músico cuja carreira foi impulsionada como residente diário nas primeiras edições do festival e hoje realiza apresentações no exterior.

Entre os títulos recentes estão cinco premières mundiais de longas-metragens brasileiros: “Trago Comigo” (com Carlos Alberto Ricelli, foto), de Tata Amaral; “Sermão dos Peixes”, de Cristiano Burlan; “Através”, de André Michiles, Fábio Bardella e Diogo Martins; “Não Está vamos Ali para Fazer Amigos”, de Miguel de Almeida e Luiz R Cabral, e “Trago Seu Amor”, de Del lani Lima.

Trago comigo, de Tata Amaral, com Carlos Alberto Ricelli

Fazem ainda sua primeira exibição em São Paulo “A Misteriosa Morte de Pérola”, de Guto Parente; “As Fábulas Negras”, de Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf, Joel Caetano e José Mojica Marins; “Condado Macabro”, de Marcos DeBrito e André de Campos Mello; e “Meia Hora e as Manchetes Que Viram Manchete”, de Angelo Defanti. 

Produções argentinas dominam a seleção internacional, com destaque para: “As Insoladas”, novo filme de Gustavo Taretto (de “Medianeras, Buenos Aires na Era do Amor Virtual”); “Morte em Buenos Aires”, Natalia Meta, que tem no elenco Demian Bichir (indicado ao Oscar por “Uma Vida Melhor”, de Chris Weitz) e Chino Darín (filho do Ricardo Darín); “Natureza Morta”, de Gabriel Grieco, anunciado como o primeiro filme “terror vegano” do mundo; “O Ardor”, de Pablo Féndrik, protagonizado por Gael García Bernal e Alice Braga; e “Ragazzi”, do cineasta cult Raúl Perrone. 

A curadoria do Festival é de João Batista de Andrade, Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho. A programação completa pode ser conferida no site do festival.

Portal CTB, com assessoria do Festival

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.