Contag reunirá mais de mil idosos em Plenária Nacional da Terceira Idade

De 13 a 16 de junho, no município de Luziânia, Goiás, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) realiza a 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos(as). O evento, que reunirá mais de 1 mil idosos do campo, tem o objetivo de valorizar o protagonismo e a participação política dessas pessoas no movimento sindical e na construção de direitos para os povos do campo, da floresta e das águas.

A atividade terá como tema “Tecendo Histórias e Valorizando Saberes”. A programação conta com oficinas pedagógicas sobre questões como saúde, sexualidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, sucessão rural e relações intergeracionais, produção agroecológica, plantas medicinais, horta vertical, mídias sociais, facilitação gráfica, danças circulares, contação de histórias, arte, educação e metodologias participativas.

Os idosos e idosas também participarão de diálogos temáticos sobre Direito e Políticas Públicas; Estatuto do Idoso; Previdência Social; Violência contra as pessoas da 3ª Idade e Idosas; Mulheres da Terceira Idade; Saúde; Terra, Trabalho e Produção; Participação Política; Sucessão Rural e Relações Intergeracionais; Formação político-sindical; Organização sindical e Relações de trabalho no campo.

A programação conta, ainda, com apresentações culturais, conferência, socialização das diretrizes da Política Nacional do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para as Pessoas da Terceira Idade e Idosas, e a aprovação da agenda de compromissos.

“Será um grande momento para que as pessoas da terceira idade e idosas tenham a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e afirmarem o valor de suas contribuições para a CONTAG, as Federações e Sindicatos. Será muito importante a participação de todos”, afirma a secretária de Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura.

 

De Brasília, Portal CTB (com assessoria CONTAG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.