Centrais sindicais aprovam realização de Conclat em 2022

O Fórum das Centrais Sindicais aprovou, em reunião nesta segunda-feira (6), a realização da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora em abril de 2022. O lema do encontro será “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”.

Ainda não há local definido para a nova conferência, mas as centrais querem repetir o sucesso da última Conclat, que reuniu mais de 30 mil sindicalistas no estádio do Pacaembu em 2010. Todas as entidades que compõem o Fórum das Centrais terão participação ativa.

Durante a conferência, o movimento sindical vai aprovar a Agenda da Classe Trabalhadora, que servirá como base para o sindicalismo nas eleições gerais do próximo ano. O documento – uma plataforma eleitoral – será apresentado aos candidatos à Presidência da República.

Uma primeira versão do texto – a ser debatida pelo conjunto das centrais – será lançada em fevereiro. Propostas ligadas à geração de emprego, investimentos públicos e direitos serão priorizadas.

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) foi representada na reunião pelos dirigentes nacionais Rene Vicente (vice-presidente) e Anderson Guahy (secretário de Imprensa e Comunicação). Em seu 5º Congresso, em agosto, a entidade já havia declarado apoio a uma nova Conclat.