Calor: Metalúrgicos de Caxias (RS) acionam MT por melhores condições de trabalho

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) solicitou uma reunião com o Ministério do Trabalho para reivindicar melhores condições para os trabalhadores metalúrgicos em dias de calor intenso. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira (03), a partir das 10h30min.

Muitos trabalhadores passaram mal devido ao forte calor dos últimos dias. Os metalúrgicos relataram ao sindicato falta de ventilação e até de água para beber, o que torna o trabalho sob fortes temperaturas um tormento, afetando a saúde dos trabalhadores.

“Estamos muito preocupados com a exposição dos trabalhadores ao calor excessivo. Queremos o apoio do Ministério do Trabalho para amenizar esse problema. Os trabalhadores precisam de um ambiente de trabalho saudável para desempenharem suas funções sem afetar a saúde”, destaca o presidente do sindicato, Assis Melo.

Assis salienta ainda que, além da instalação de mecanismos técnicos de controle, entre os quais um plano de ventilação do ambiente e ventiladores que também reduzem o calor em ambientes quentes, é fundamental que os trabalhadores sejam instruídos quanto à necessidade da ingestão de líquidos e recebam informação para que aprendam a reconhecer e enfrentar os primeiros sinais orgânicos de reação ao calor.

O Sindicato também vai mobilizar a categoria para conscientizar os trabalhadores a reivindicarem melhores condições de trabalho e para que não aceitem trabalhar em local impróprio e que prejudique a sua saúde.

Fonte: Sindimetal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.