Temendo a prisão, Bolsonaro quer prolongar permanência nos Estados Unidos

De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (30) pelo jornal inglês Financial Times Jair Bolsonaro solicitou um visto de turista com duração de seis meses para continuar nos Estados Unidos.

A iniciativa é motivada pelo crescente receio alimentado pelo chefe do fascismo brasileiro de que seu retorno ao Brasil pode significar um passaporte para a prisão.

O cerco aos terroristas que patrocinaram a desastrada ofensiva do golpista no dia 8 de janeiro, um domingo, está se fechando e peixes graúdos também devem cair na rede lançada pela Justiça e as forças democráticas.

Minuta do golpe

Bolsonaro, líder da extrema direita, está envolvido dos pés ao pescoço com os golpistas que vandalizaram as sedes dos três poderes da República em Brasília.

Seu ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que estava em supostas férias nos EUA no dia da arruaça malsucedida, já foi pescado e neste momento está provando a vida amarga do xadrez. A minuta de decreto golpista encontrada em sua residência é um documento bem convincente sobre a conspiração e a intenção de seus líderes.

Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal, tentou minimizar a importância do decreto golpista, que seria assinado por Bolsonaro, afirmando que foram produzidos e sugeridas outras minutas de decreto do mesmo gênero.

Costa Neto protagonizou uma iniciativa desastrada no STF quando contestou o resultado do segundo turno das eleições e obteve como resposta uma sentença em que seu partido foi condenado a pagar uma multa milionária por litigância de má fé. A multa, de R$ 22,9 bilhões, lhe foi imposta pelo ministro Alexandre de Morais.

A nova manobra do presidente do PL revelou-se mais um tiro pela culatra. Seu infeliz autor poderá ser chamado para depor no inquérito sobre a minuta do golpe, conforme declarou nesta segunda (30) o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos

“Provavelmente, eu não posso aqui cravar que isso acontecerá, provavelmente ele e qualquer outra pessoa que tiver informação ou relação com os episódios investigados pode ser chamado a ser ouvido na condição de testemunha para poder ajudar a esclarecer os fatos”, disse, em entrevista à GloboNews.

No sábado (28), o senador Fabiano Contarato (PT-ES) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que investigue o líder do PL acerca da circulação da minuta. O pedido do senador foi destinado ao ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar também pediu que a Polícia Federal tome com urgência o depoimento de Valdemar.

Fuga

Segundo o advogado de Bolsonaro, Felipe Alexandre, as autoridades estadunidenses receberam a documentação relevante do pedido de vista de turista na última sexta-feira (27). Ele aconselhou Bolsonaro a não deixar os EUA durante o processo de análise de concessão do visto, que pode durar meses.

“Acho que a Flórida será seu lar temporário longe de casa”, disse Alexandre, fundador da AG Immigration, segundo o FT. “Neste momento, com a situação dele, acho que ele precisa de um pouco de estabilidade”.

O líder fascista chegou à Flórida, reduto da extrema direita estadunidense, no dia 30 de dezembro do ano passado, antes da posse do presidente Lula, que o derrotou nas eleições. Seu visto oficial venceu no dia que deixou o poder, mas previa um período de 30 dias extras em que ele podia permanecer nos EUA.

Todos os sinais indicam a intenção de fuga. Ele bem sabe que o destino que por justiça merece no Brasil é a uma longa estadia na Papuda.

Compartilhar:

Conteúdo Relacionado