Reforma Administrativa é ‘uberização’ do serviço público, diz consultor político

Por Rafael Tatemoto

Alterando profundamente as regras para o funcionalismo público – incluindo a restrição e dificuldade na obtenção da estabilidade – a reforma administrativa deve impactar não somente a vida dos servidores, futuros e atuais, mas também a dos usuários de serviços públicos como saúde e educação. 

Essa é a avaliação do diretor da consultoria política Insight e assessor da frente parlamentar mista em defesa do serviço público Vladimir Nepomuceno.

Em conversa com o Reconta Aí, qualificou a Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo Planalto como “uberização do serviço público”. Em sua visão, tal precarização levaria ao fortalecimento do “coronelismo” e do “patrimonionalismo” dentro do Estado. Ou seja, de comportamentos e desvios anti-republicanos. 

Nepomuceno afirmou que a ideia de reduzir o tamanho do Estado vem desde a aprovação da Constituição de 88: “Eles vêm tentando e vêm aos poucos conseguindo. [Mas] não tem como: a única forma de determinados serviços chegarem a toda população, em qualquer país, é através do Estado”. 

Confira a entrevista na íntegra.

Fonte: Reconta aí