Presidente do Sindicam-CE fala sobre Encontro dos Transportes da CTB

José Tavares Filho, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Ceará, veio de Fortaleza com grandes expectativas para o 2º Encontro Nacional do Ramo dos Transportes da CTB, que acontece nessa sexta-feira (22), a partir das 9h, na capital paulista. Tavares ressalou a importância do encontro para a CTB e para o país, já que 65% do PIB circulam de caminhão, e uma nova lei conhecida como “Lei dos Caminhoneiros” está tramitando no Congresso. O dirigente ressaltou também a oportunidade de unir ainda mais toda a classe dos transportes.

Sobre o novo projeto, Tavares argumenta pode comprometer a segurança dos caminhoneiros, das pessoas que utilizam as vias de transportes, e até das cargas, ou seja, “é ruim para todo mundo”. O novo projeto, se aprovado, estipularia que o motorista deve dirigir ininterruptamente por cinco horas e meia, o que é “extremamente degradante para os trabalhadores”. Além disso, as horas de espera, que podem ser muitas, atualmente são remuneradas e após nova lei, as empresas só seriam obrigadas a pagar duas horas.

No encontro, o dirigente argumenta que espera-se elaborar propostas para criar soluções viáveis de reforma urbana, que compreenda a importância dos transportes no desenvolvimento nacional, e que exista a possibilidade de se elaborar um documento para ser encaminhado para os congressistas com as questões. Toda a mobilidade urbana estará em discussão, tendo em vista o melhor para o trabalhador e para a população em geral. Um exemplo, citado por Tavares, é a questão do rodizio de veículos na capital paulista que tira dias de circulação também de muitos trabalhadores.

A mobilidade urbana entrou em pauta para toda a política brasileira. Este ano mais de 42 metroviários foram demitidos em represália após greve do setor. Tavares até brinca que um tema tão importante necessitaria de vários dias para discussões, e ressalta a função sindical de alertar a população e os trabalhadores.

O encontro também escolherá a delegação que representará a CTB no 13º Congresso da União Internacional dos Sindicatos do setor de transportes (UIS Transportes) que acontece entre 5 e 7 de setembro de 2014, na cidade de Santiago do Chile.