Presidente da Câmara apoiará projetos para os aposentados

 O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se comprometeu em colocar em votação duas proposições de interesse dos aposentados e pensionistas do serviço público e da iniciativa privada. São elas a PEC 555/2006, que extingue a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, e o PL 4434/2008, que reajusta o valor das aposentadorias do INSS.

A CTB acompanha a tramitação das duas proposições e ressalta que elas não foram votadas ainda por determinação do próprio presidente da Casa. Para o secretário do Trabalhador do Serviço Público, João Paulo Ribeiro, o momento ainda é de luta. “A votação deveria ter acontecido antes das eleições. Se ele fez esse anúncio agora, que ele honre a palavra dele”, destacou, ao ressaltar a necessidade de o eleitor ficar atento com tudo que se relaciona ao período eleitoral.

Ato público – Cerca de dois mil aposentados e pensionistas do serviço público e do INSS e a sociedade atenta à crescente perda de direitos trabalhistas se concentraram nas ruas de Natal (RN), na semana passada, para cobrar uma posição do presidente da Câmara. Na oportunidade, Henrique Alves assinou uma carta compromisso confirmando a votação das matérias. Confira aqui o documento.

Ao se pronunciar, o presidente da Câmara informou que há cerca de dois anos vem tentando diálogo com o governo a respeito da PEC 555 e chamou a atenção para a difícil relação entre o Executivo e o Legislativo. Ele admitiu que a causa dos aposentados é mais importante do que a relação entre os dois poderes e anunciou a decisão de pautar a votação para o dia 14 de outubro, após o recesso parlamentar por causa do primeiro turno das eleições.

De Brasília: Ludmila Machado Portal CTB

 

Compartilhar: