O Bancário: há 33 anos ao lado do trabalhador

O Bancário, único jornal diário dos movimentos sociais do Brasil, completou 33 anos de circulação diária, nesta quinta-feira (1º), com uma trajetória que dá voz às questões da categoria e de todos os trabalhadores brasileiros.

Desde 1º de dezembro de 1989 são 8.524 edições. Sempre fazendo contraponto à mídia comercial, com reportagens, entrevistas e artigos com viés classista.

Nesse caminho, o jornal alerta a sociedade sobre o que acontece no país e no mundo, com matérias históricas, a exemplo da luta contra as privatizações feita pelo governo de FHC, do golpe jurídico-midiático-parlamentar de 2016, reforma trabalhista e da Previdência e o desmonte dos bancos públicos.

Sem falar nos retrocessos impostos por Bolsonaro. Desde a campanha eleitoral de 2018, O Bancário alertava para os retrocessos que o Brasil sofreria com a necropolítica do governo Bolsonaro.

O desemprego segue elevado, o desmatamento na Amazônia cresceu absurdamente, assim como a violência, o salário encolheu e o custo de vida elevou. Sem falar na fome que voltou a assombrar milhões de pessoas. Hoje mais de 33 milhões de brasileiros não têm nada para comer. Número que colocou o país de volta ao Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas).

Pelo trabalho diferenciado, sempre em defesa dos trabalhadores e dos mais vulneráveis, O Bancário é referência no movimento social do país. E se depender da sua equipe sempre ligada vai continuar assim, atuando a favor dos brasileiros e dos bancários, denunciando a ganância dos banqueiros e lutando por conquistas e garantias dos direitos.