MTE começa a aferir representatividade das centrais na próxima semana

Está marcada para os dias 6 e 7 de novembro a primeira reunião para o processo de aferição de representatividade das centrais sindicais do país, prática colocada em ação todos os anos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Pascoal Carneiro, secretário-geral da CTB, participará da reunião, ao lado de representantes de outras centrais sindicais e de membros do Ministério. “Após a promulgação da lei que passou a reconhecer a legitimidade das centrais sindicais, todo ano o MTE forma um grupo, com um representante de cada central, para fazer essa aferição”, explicou dirigente.

A representatividade das centrais sindicais é calculada pelo total de empregados sindicalizados nos sindicatos em âmbito nacional. O índice é importante para que cada entidade mantenha o reconhecimento legal e receba o Certificado de Representatividade.

Prazos

Sindicatos de todo o Brasil têm até o dia 31 de dezembro deste ano para atualizar seus dados junto ao MTE.

São necessários três documentos para que a atualização seja feita com sucesso:

– o número total de associados;
– o número total de associados aptos a participar do processo eleitoral da entidade;
– o número de participantes que compareceu ao processo eleitoral.

O Ministério só levará em consideração os dados que forem enviados até o dia 31 de dezembro deste ano, com a possibilidade de serem protocolados até 31 de janeiro de 2013. A aferição será finalizada em fevereiro.

Portal CTB