Metalúrgicos de Curitiba retomam nesta quarta com vitória!

Foi encerrada após 22 dias a greve vitoriosa dos metalúrgicos da Renault de São José dos Pinhais (PR). Eles aprovaram o Protocolo de Entendimento negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e a empresa, que prevê a manutenção dos empregos e benefícios. 

Além da reintegração dos 747 trabalhadores demitidos dia 21 de julho, a proposta ainda inclui pacote salarial de quatro anos contendo a data-base e um acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR),  que pode chegar à cerca de R$ 100 mil até 2023.

O resultado da votação on-line, iniciada segunda após assembleia presencial, foi anunciado terça (11). Dos votantes, 5.119 (95%) aprovaram a  proposta contra 164 votos “não”. Trabalhadores retomaram atividade nesta quarta,12. 

O readmitidos ficam em casa sem prejuizo salarial até dia 20, quando se encerra o Plano de Demissão Voluntária (PDV) aberto pela montadora. 

Na avaliação do presidente do Sindicato da categoria, Sérgio Butka, o acordo é uma vitória dos trabalhadores e demonstra a união e mobilização num momento difícil como esse. “Mas como ficou claro, existem ferramentas que podem ajudar nesse sentido. Basta ter boa vontade para sentar e negociar. No final, a mobilização e o diálogo prevaleceram”, diz ele.

Fonte: Agência Sindical