Brasil sai às ruas em defesa da democracia e contra o golpismo

11054373 464648143693336 2182760815368912311 o

Dia 13, é Dia de Luta em todo o Brasil em defesa da democracia. Em diversas cidades a população saiu às ruas para manifestar em defesa da Democracia, da Petrobras e contra o golpismo.

As manifestações durante a manhã nesta sexta-feira (13) pelo Brasil têm sido pacíficas. Os atos, registrados nos estados, são em defesa da Petrobras, da democracia e também pela reforma política. São Paulo bateu o recorde, com mais de 80 mil pessoas para a avenida paulista. Em Campo Grande (MT) e Salvador (BA) foram 4 mil e 3 mil pessoas respectivamente. Em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, mais de mil pessoas participam de ato em frente à refinaria Gabriel Passos.

Trabalhadores também foram às ruas no Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Brasília, Goiás, entre outros estados. No Rio de Janeiro, após ocupar a Cinelândia, trabalhadores marcharam pelas ruas da cidade.

Em Fortaleza, petroleiros se reuniram logo cedo na Praça da Imprensa e divulgaram uma carta em defesa da Petrobras e da punição dos corruptos. Os trabalhadores criticam os ataques da mídia à empresa. Cerca de 1 mil pessoas participam da manifestação. Em Maceió, Paraná e em Goiás os militantes começam a se aglomerar. No Ceará em torno de 1 mil pessoas já reivindicam direitos.

Milhares de pessoas estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira (13), em frente à sede da Petrobras, em Salvador, no Dia Nacional de Lutas, o movimento organizado pelas centrais sindicais e partidos em defesa da estatal, dos direitos trabalhistas, da democracia e da reforma política. Mais de 5 mil pessoas participaram do ato, que contou com a presença do ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.

Em Minas Gerais, as mobilizações do dia 13 de março começaram antes das 6 horas, na BR 381, próximo ao município de Betim, no sentido da refinaria Gabriel Passos e reuniu cerca de mil pessoas. Para o presidente da CTB Marcelino Rocha, o país vive um momento de grandes ameaças, “a direita e os interesses externos estão desmoralizando Petrobras, empresa que é patrimônio do povo. Essa marcha de hoje é para que possamos ampliar da democracia em nosso país, não aceitamos golpe. A marcha que envolve todo o conjunto do movimento social é para que possamos avançar nos direitos e barrar o retrocesso”, conclui. Às 17 horas está convocado um grande ato em Belo Horizonte, com todo o conjunto do movimento social, na Praça Afonso Arinos.

Em Goiás, manifestantes realizam um protesto em defesa da Petrobras na Praça Cívica, em Goiânia. Eles também reivindicam direitos dos trabalhadores, reforma agrária e reforma política. O Sindicado dos Trabalhadores em Educação (Sintego), realizou assembleia geral da categoria em frente à Assembleia Legislativa de Goiás e segue em caminhada até a Praça Cívica. Também se uniu ao grupo representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SindSaúde), que estavam reunidos na Câmara Municipal.

No Paraná, em Araucária, região Metropolitana de Curitiba, cerca de 200 manifestantes se reuniram em frente à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) para convocar os trabalhadores do setor para a manifestação das 17 horas, na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba.

No Mato Grosso do Sul, manifestantes realizam um protesto em favor da Petrobras, nesta sexta pela manhã, em Campo Grande.Cerca de 4 mil pessoas participaram do evento. O grupo saiu da praça do Rádio Clube pela Rua Padre João Crippa e desce a Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade. Dezenas de indígenas da aldeia urbana Água Bonita, da capital sul-mato-grossense, também protestam pela regularização da aldeia.

As manifestações marcam o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora e foram convocadas pelas centrais e movimentos sociais.

20150313123808

20150313144949