Investimentos da Petrobrás na economia brasileira caem vertiginosamente

A petroleira Fátima Viana fala sobre a importância do petróleo e da Petrobras, as alterações na empresa a partir de 2016 e o desafio dos trabalhadores frente às modificações impostas pelo governo Bolsonaro.

Fátima participou da Sala Virtual de Debates, transmitida em 24/04/2020. No debate virtual, foi tratado o tema “Desindustrialização, desemprego e desafios sindicais”. O debate foi promovido em parceria pela CTB e CGTB.

Fátima aborda os fatores que interferem no preço do petróleo, ressaltando o papel da Petrobras para a economia brasileira. Em 2009, segundo Fátima, os investimentos feitos pela Petrobras representavam 11% de todo o investimento feito na economia brasileira. Em 2019, este volume de investimentos caiu para 3,8%, o que representa uma tragédia para a economia brasileira.

Com o golpe de Estado em 2016, o governo passa a adotar uma política de desnacionalização da atividade do petróleo, de modo que o Brasil hoje tem controle apenas de 41% das reservas do pré-sal. Segundo Fátima, a Petrobras começa a adotar uma política de desinvestimento, o que faz a empresa se retirar de vários ramos de negócio.

Assista o vídeo: