Ibope: 50% dos eleitores brasileiros não votariam no PSL de jeito nenhum

Pesquisa do Ibope Inteligência mostra que 50% dos brasileiros não votariam de jeito nenhum no PSL, partido de Jair Bolsonaro. A rejeição ao PT chega a 43%. Apenas 12% dos eleitores votariam hoje com certeza no PSL. Enquanto isso, 27% dos brasileiro declaram voto convicto no PT. Entre os eleitores que votariam com certeza, PT vence PSL no Nordeste, Sudeste e no Sul do País  

O governo Jair Bolsonaro não está em sintonia com a vontade popular

A rejeição ao PT chega a 43%. Os sete pontos percentuais a menos em relação ao partido do presidente podem parecer pouco, mas equivalem a 10 milhões de eleitores. 

O percentual de eleitores que dizem votar com certeza no PT é maior em todas as regiões do que aqueles que declaram certeza de voto no PSL. No Nordeste, 42% votam com certeza no PT, contra 11% no PSL. No Sudeste, 24% declaram voto certo no PT, contra 11% no PSL. E até na região Sul, reduto bolsonarista, 17% dizem votar no PT, contra 15% no PSL. 

“O resultado sugere que, embora ainda guarde alguma força eleitoral, dificilmente a bancada de vereadores a ser eleita pelo partido comandado por Bivar chegará perto da bancada petista ou da de outros partidos cuja base municipal tem capilaridade, como o MDB”, avalia Toledo. 

Resultado de imagem para partido só de laranja PSL

Outro dado da pesquisa do Ibope divulgada neta quinta é que quase 2 em cada 3 eleitores que votariam com certeza no PT não votariam de jeito nenhum no PSL. Do mesmo modo, 6 em cada 10 eleitores convictos do PSL rejeitam totalmente o PT.

O jornalista José Roberto de Toledo destaca também que o PT mantém, se não a hegemonia da oposição, a simpatia da maioria dos oposicionistas: 42% dos que desaprovam a gestão Bolsonaro votariam num candidato petista com certeza, e outros 28% poderiam votar. Os antibolsonaristas que rejeitam também o PT são 28%.

Leia a pesquisa na íntegra na revista Piauí

Fonte: 247

Compartilhar: