Governo propõe reajuste de 9% para servidores federais: ‘Estamos com defasagem de quase 30% nos últimos quatro anos’, diz secretário da CTB

Foto: Divulgação / CTB

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou, nesta quinta-feira (16), em Brasília, da primeira reunião da mesa nacional de negociações entre representantes do governo Lula com os servidores públicos federais. A proposta apresentada pelo Palácio do Planalto foi de uma reserva de R$ 11,2 bilhões no orçamento da União para reajustar os salários da categoria em 9% este ano.

“A disposição do governo em estabelecer o diálogo é essencial para recuperarmos todas as perdas que tivemos no governo bolsonaro. A expectativa agora é de conseguirmos mais recursos para aumentar esse montante, porque nós estamos com uma defasagem de quase 30% nos últimos quatro anos. Não dá mais para a gente ser tratado com desrespeito e falta de valorização”, afirmou o secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB, João Paulo Ribeiro.

Agora, os sindicatos farão avaliação das propostas com as suas bases antes de ser apresentada uma contraproposta. “Nós não estamos só discutindo os 9% dentro dos R$ 11,2 bilhões, mas também o aumento de recursos para itens como auxílio-alimentação, transporte, saúde e creche. Todos esses benefícios estão congelados há muito tempo. Estamos esperançosos, porque o governo demonstra ter interesse e boa vontade em resolver a questão até abril deste ano”, disse o secretário de Relações do Trabalho da Central, Flauzino Antunes Neto.

A próxima rodada de negociações está marcada para a próxima quinta-feira (23).

Compartilhar:

Conteúdo Relacionado