Fórum Social 2012 receberá a presidenta Dilma

A presidente Dilma Rousseff já confirmou presença no Fórum Social Temático 2012, que acontece entre os dias 24 e 29 de janeiro, em Porto Alegre e municípios.

A participação da presidneta está prevista para a noite de quinta-feira (26), em um dos principais encontros do fórum, que será no Gigantinho, o ginásio de esportes do Internacional.

Apesar de o Fórum ter foco na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o encontro acontece em meio à crise econômica internacional e, por isso, a Secretaria acredita que o governo não pode deixar de abordar o assunto.

Propostas

A política econômica do Brasil será debatida entre a presidente Dilma e chefes de Estado e personalidades internacionais que estarão no fórum. As medidas tomas pelo governo brasileiro contrastam com a solução aplicada onde a crise é maior, nos países europeus, que para sanar a dívida pública buscam soluções ortodoxas como corte de gastos e de direitos trabalhistas, além da redução de salários.

Além disso, o governo debaterá as propostas brasileiras para a Rio+20, buscando aparar as arestas que ainda encontram resistência na sociedade civil organizada. O texto base, contendo as propostas brasileiras, foi enviado à Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro, como os demais países. Ele esta sujeito a negociações até a abertura da Conferência, em junho.

O diretor de Participação Popular da Secretaria Geral, Pedro Pontual, lembrou que as propostas que constam no documento oficial do governo já vinham sendo amplamente discutidas com a sociedade civil. Por isso, a expectativa é de que é possível construir um consenso durante o fórum.

CTB  no FST

Durante o FST, a CTB realizará duas mesas sobre a integração latino-americana, em parceria com o Encontro Nossa América (ESNA) e o Instituto de Estudos Estratégicos da América do Sul – INTERSUL, com o apoio do Centro de Estudos Sociais -CES,  no dia 27 (sexta-feira), além  de promover debates acerca da Juventude e a Crise capitalista; Desenvolvimento Sustentável, Rio +20 e Trabalho Decente; Agricultura familiar, Segurança Alimentar e Sustentabilidade; e o Movimento Sindical e Perspectivas para a classe trabalhadora. Fazem parte ainda da programação da CTB uma grande plenária nacional no dia 25 (quarta-feira).

Em Porto Alegre, os cetebistas terão o apoio da sede da CTB-RS, localizada na Rua dos Andradas,943 – 13º andar – sala 1308 Centro, fone: (51) 32289478.

Confira abaixo a programação:

Dia 24 de janeiro

15h  Marcha de abertura – Largo Glênio Peres, em Porto Alegre

Concentração da CTB na FETAG a partir das 13:30h Rua Santo Antonio,121 –  Bairro Floresta

17h – Lançamento do samba-enredo em homenagem a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) –

Parque Harmonia na cidade de Porto Alegre/RS

Dia 25 de janeiro
14h “Juventude e a Crise Capitalista”
Tenda Central do Acampamento da CTB Jovem no Parque da Harmonia  na Cidade de Porto Alegre/RS.

14h – Movimento Sindical e Perspectivas para os trabalhadores
Proponentes: CGTB,CTB,CUT,FS,UGT,NCST e DIEESE
Assembleia Legislativa – auditório Dante Barone

19 h –  Plenária da CTB
FETAG Rua Santo Antonio, 121 Bairro Floresta
Crise Capitalista, justiça social e ambiental e o projeto da CTB

Dia  26 de janeiro

9h – Debate “Estratégias e Propostas para a intervenção dos Movimentos Sociais e  do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Rio +20”
Promovida pela CONTAG.
FETAG – Rua Santo Antonio,121 Bairro Floresta

14h – Desenvolvimento Sustentável, Rio +20 e Trabalho Decente.
CGTB,CTB,CUT,FS,UGT,NCST  E OIT
Assembleia Legislativa – auditório Dante Barone

14 as 18h  – Debate “O que fazer com os resíduos químicos do mundo?”
Promovida pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e Escola Nacional dos Farmacêuticos

Dia 27 de janeiro

8:30h “Integração Latino Americana Razões Macro Econômicas e Políticas e Sociais”. Tem como objetivo debater junto as suas entidades filiadas e entidades parceiras a construção de um projeto macro econômico regional e a  consolidação do desenvolvimento com valorização do trabalho como forma de superar a atual crise capitalista.

14:30h “Integração Latino Americana: Alternativa concreta para a classe trabalhadora diante da crise capitalista”. Tem como objetivo debater e buscar alternativas da classe trabalhadora para enfrentar a crise.

Proponentes: CTB, Encontro Nossa America- ESNA e o Instituto de Estudos Estratégicos da America do Sul – INTERSUL com o apoio do Centro de Estudos Sindicais – CES

Local: STRE- Av. Mauá, nº 1013 – 10º andar, Porto Alegre- RS.

Dia 28 de janeiro

8:30h – Assembleia dos Movimentos Sociais

Usina do Gasômetro

14h – IV MERCOFITO – Organizado pelos países do MERCOSUL, o Encontro foiincorporado às atividades do Forum Social Temático, e será coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do RS em parceria com a CTB, CUT, Itaipu Binacional e terá como debatedores, representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Plenarinho da Assembléia Legislativa- Pça. Marechal  Deodoro s/n