Encontro de estudantes negros da UNE apresenta programação diversificada

enune4 2015 uneb

A menos de uma semana para o inicio do 4º Encontro de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da UNE, que acontece entre os dias 3 e 5 de abril na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) em Salvador (Rua Silveira Martins, 2555 Bairro Cabula), a programação divulgada já confirma o tamanho e importância do evento.

Em meio ás oficinas de turbante, break, graffiti, batucada e afoxé, convidados como a ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil (Seppir), Luiza Bairros e o secretário nacional da juventude, Gabriel Medina, completam o time que debaterá a construção de um país mais justo e igualitário para a juventude negra.

Douglas Belchior, professor de história pela PUC-SP e autor do Blog Negro Belchior da revista Carta Capital, e as MC’s Luana Hansen e Amanda Negrasim também participarão do encontro.

Segundo a diretora de combate ao racismo da UNE, Marcela Ribeiro, esta quarta edição vem para ampliar os horizontes da luta contra o racismo. ‘’ As edições anteriores foram extremamente importantes, mas estiveram em grande parte focadas no jovem negro dentro da universidade. Neste IV Enune, traremos uma agenda mais global abrangendo tanto a vida universitária como o genocídio da juventude negra, a criação de políticas de segurança pública anti-racistas, e também o aspecto cultural’’, falou.

As inscrições custam R$ 40 e dão direito à alimentação e alojamento na universidade. Para conferir a programação completa e realizar as inscrições acesse o site www.enune.com.br.

Sexta (3)

14h – Credenciamento
17:40 – Caboclinho PE
18H – Mesa de abertura

Entidades do Movimento Social Negro, UNE e Nilma Lino (Ministra da Seppir)

Local: Teatro Uneb

18H40 – Homenagem – Poesia negra

19h -Mesa: Reformas Estruturantes para Combater o Genocídio e Empoderar a Negrada Gabriel Medina – Secretário Nacional de Juventude Mario (levante), Luiza Bairros no Teatro Uneb

20h40 – Jantar

21h30 – Abertura do Festival de Cultura e Juventude Negra

Palco Principal

22h – Shows

Sábado (4)

7h – Café da Manhã
8h – Mesa: Para o povo negro, por Inteiro – Reitor da UFRB Paulo Gabriel, Marcela Ribeiro (UNE), Sara Educafro
10h30 – Intervenção Cultural Bumbá

10h às 19h – Feira Intinerante (Roupas, música, culinária, artesanato, etc)

11h – Mesa: Feminismo Popular para Combater o Racismo Olivia Santana, Vera Lucia Barbosa, Luana Hansen

13h – Almoço

14h às 17h

Grupos de discussão

1 – Política de segurança pública, sistema carcerário e anti-proibicionismo.
2 – Raça e Sexualidade
3 – Mulheres Negras são Todas Clandestinas
4 – Resistência e luta por direitos de povos quilombolas e comunidades tradicionais
5 – Saúde da População Negra
6 – Democratização da Comunicação
7- Juv. Negra, Produção Científica e Cotas na pós-graduação.
8 – Formação econômica e social do Brasil

16h Festival -oficinas, cines, rodas de conversa, exposiçõe e apresentações

Oficina de MC´s
Oficina de Break