Encontro CTB-PA: Pátria educadora só com oportunidades iguais

Publicado 02/02/2015
O 2º Encontro Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da CTB-PA ocorre no sábado (7), das 9h às 18h, no Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante do Pará (Av. Gov. José Malcher, 168, salas 201, 218 e 219, Nazaré, Belém). “O objetivo do núcleo de educadores da CTB do Pará é definir uma ação para as lutas para tirar a educação do limbo em que se encontra”, conclama José Marcos de Lima Araújo, presidente da CTB-PA. Segundo ele, “a qualidade da educação pública no estado cai ano após ano em todos os índices de avaliação”.
Para Araújo, “esse é o grande desafio dos profissionais da educação pública no Pará. Porque o governo estadual despreza os profissionais da educação, não dialoga, não paga o Piso do Magistério e não investe no setor. Com isso, as escolas estão abandonadas, deterioradas”, reclama o cetebista. “Esse encontro definirá também uma unidade de ação que priorize a melhoria salarial e de condições de trabalho dos educadores paraenses”, preconiza. “O terceiro ponto da pauta trata justamente de definir a nossa posição na eleição do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará). Educação pública deve ser a prioridade das prioridades”, diz Araújo.
O encontro terá como palestrantes os professores Isis Tavares Neves e Ronaldo Marcos de Lima Araújo. Isis realça a importância de unidade da classe trabalhadora para enfrentar o conservadorismo reinante no Congresso. “Precisamos de estratégias para ampliar as conquistas da educação pública”, argumenta. “Até o PNE (Plano Nacional de Educação) corre perigo ainda maior com a eleição de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara”, revela.
“As centrais sindicais devem se unir com mais força ainda. Porque os filhos dos trabalhadores estão nas escolas públicas e se as metas do PNE não forem cumpridas, quem mais perde é a classe trabalhadora”, sinaliza Isis. Para ela, do jeito que está, a escola não atende a potencialidade dos alunos. “Não existe Pátria Educadora se os filhos dos trabalhadores continuarem sem ter as mesmas oportunidades que os filhos dos mais privilegiados”, reforça.
Por Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB
Serviço
2º Encontro Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da CTB-PA
Local: Sede do Sindmar (Av. Gov. José Malcher, 168, salas 201, 218 e 219 – Centro Empresarial Bolonha, Nazaré, Belém)
Data: Sábado (7), das 9h às 18h