Economias da zona do euro apresentam crescimento fraco
A zona do euro está caminhando para um período de crescimento fraco neste ano, com dados de três grandes economias da área da moeda única mostrando que a indústria tem andado para trás.
Publicado 08/08/2008
A França teve um déficit comercial recorde e a produção industrial italiana cresceu muito lentamente em junho, enquanto que a produção alemã cresceu uma leve fração no mês e teve queda no segundo trimestre como um todo.
O Banco Central Europeu (BCE), que manteve a taxa de juro em 4,25%, afirmou que os riscos para o crescimento econômico estão começando a se materializar, levando os mercados financeiros a descartarem uma nova alta nos juros ainda neste ano.
"Os últimos dados econômicos apontam para um enfraquecimento do PIB real durante 2008, o que, em parte, era esperado após um crescimento expecionalmente forte no primeiro trimestre", afirmou o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet. "A atual política monetária irá contribuir para atingir nossos objetivos", disse ele.
Segundo Trichet, o enfraquecimento no meio do ano da economia é uma reação técnica à forte expansão do início do ano. O BCE está determinado a manter as expectativas de inflação de médio prazo em linha com sua meta de estabilidade de preços para o consumidor, com a inflação abaixo mas perto de 2%.