Dirigentes da Fenafar se reúnem com a senadora Kátia Abreu para defender Lei 13.021

Representantes da Federação Nacional dos Farmacêuticos se reuniram com a senadora Kátia Abreu, na última terça-feira (17), para discutir sobre o PL 372/2017, apresentado recentemente pela parlamentar. A proposta altera a Lei 13.021/2014, para permitir o funcionamento das farmácias sem a presença de farmacêutico e sem a garantia da prestação de Assistência Farmacêutica.

Participaram da reunião, Fábio Basílio, vice-presidente da Fenafar,; Débora Melecchi – diretora de Organização Sindical e secretária da Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho da CTB-RS; e o diretor suplente, Jorge Mariano.

Durante o encontro, Basílio alertou para o importante papel que a entidade tem cumprido “na luta em defesa dos interesses da categoria farmacêutica, acompanhando atentamente os projetos de lei em tramitação no Congresso sobre a profissão. Defendemos a Farmácia como Estabelecimento de Saúde e a Lei 13.021. Temos trabalhado para que esta importante conquista da categoria e da sociedade seja efetivamente posta em prática, porque a presença do farmacêutico na farmácia é um direito do cidadão, de ter este profissional da saúde para prestar a correta orientação sobre o uso dos medicamentos e a Assistência Farmacêutica nos estabelecimentos comerciais e públicos. Por isso, procuramos a Senadora para apresentar nosso posicionamento sobre o tema e fomos bem recebidos. Agora, a categoria tem que estar atenta e pronta para lutar para que não tenhamos retrocessos neste campo”, salientou.

A senadora se mostrou aberta ao diálogo e se comprometeu a convocar uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) para debater o projeto.

“Ela percebeu que o papel da Fenafar ali era muito maior do que apenas a defesa da categoria, mas também do uso racional de medicamentos”, avaliou Jorge Mariano.

Débora Melecchi salientou a luta histórica da Federação em defesa do projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde e foi com essa abordagem que a Fenafar foi dialogar com a Senadora. “Nossa luta é para impedir retrocessos na Lei 13.021 e a defesa do direito que todo o cidadão brasileiro tem à assistência farmacêutica plena”, disse Débora.

Na avaliação da dirigente, que o caminho é o da mobilização e da resistência. “O direito à Saúde, o desmonte do SUS e tantos outros direitos que têm sido atacados de forma sistemática, por este governo que foi imposto ao Brasil. Nesse cenário é preciso que a categoria se mobilize para reunirmos forças para nos contrapormos a qualquer proposta que represente retrocessos para a categoria e para a sociedade”, afirmou Débora Melecchi.

Portal CTB com Fenafar