Desmatamento | Quais foram os estados mais afetados em 2021?

Levamento publicado no Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do Mapbiomas, nesta segunda (18), mostra que a cada 4 hectares desmatados no país, um foi registrado no Pará, seguida do estado do Amazonas (59% de área desmatada). Na estatística geral, o desmatamento aumentou 20% no país, em relação a 2020.

Somente no Pará, houve uma perda de 404 mil hectares de cobertura vegetal, principalmente por causa do garimpo e da agropecuária.

Leia também: Brasil perdeu quase ‘um estado do Rio de Janeiro’ para o desmatamento

O Mapbiomas também chama a atenção para duas regiões do país chamada Matopiba (entroncamento entre Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia). Ela concentrou 77% do desmatamento do Cerrado e, no caso da Amazônia, a Amacro (fronteira do Amazonas com Rondônia e Acre), houve aumento de 28% do desmatamento.

Destruição da Amazônia

O estudo alerta que, em 2021, mais de 977 mil hectares de vegetação nativa da Amazônia foram destruídos, número 15% maior que o registrado em 2020 – que já havia crescido 10% em relação a 2019.

E a destruição não para por aí. No Pantanal, houve um aumento de 50,5% de alertas e de 15,7% na área desmatada em comparação a 2020.

Joanne Mota,
Com informações de O Globo

Foto: Rede Gazeta ([email protected])

Compartilhar: