Desemprego cai em agosto e atinge nova marca histórica

emprego-industria

O desemprego brasileiro atingiu 5,3% em agosto deste ano, a menor taxa para os meses de agosto desde 2002, informou nesta quinta-feira (20) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto do ano passado, a taxa de desocupação havia ficado em 6%.

O número estimado de desempregados ficou em 1,3 milhão de pessoas em agosto, apresentando estabilidade em relação a julho e queda de 10,6% na comparação com agosto do ano passado.

A população ocupada atingiu 23 milhões para o conjunto das seis regiões, apontando variação de 0,7% em relação a julho. No confronto com agosto de 2011, foi verificado aumento de 1,5%, o que representou um adicional de 328 mil pessoas nesse contingente em 12 meses.

Setor privado

Segundo o IBGE, o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado, em agosto desse ano, foi de 11,4 milhões no acumulado das regiões pesquisadas. Aumentou em 356 mil o número de postos de trabalho com carteira assinada em um ano.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores aumentou 1,9% em relação a julho, ficando em R$ 1.758,10. Na análise regional, a maior alta foi registrada em Recife (5,2%). Ainda de acordo com a pesquisa, o nível da ocupação foi estimado 54% em agosto.

Valorização 

Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, os dados divulgados pelo IBGE são positivos, mas também servem de alerta. “O governo federal tomou medidas importantes nos últimos meses, como a redução da taxa de juros, mas o baixo desemprego não pode encobrir problemas como a baixa remuneração de várias categorias – muitas delas envolvidas em negociações salariais neste momento”, analisou.

Com informações de agências

Compartilhar: