CTB saúda Dia dos Bancários e das Bancárias e alerta contra ganância dos banqueiros

Leia a nota da CTB:

Hoje, 28 de agosto, é o Dia dos Bancários e das Bancárias. Uma categoria que, no Brasil, já conta com mais de um século de lutas e, com a melhor Convenção Coletiva de Trabalho da América Latina, soma relevantes conquistas que vêm sendo colocadas em xeque neste cenário de ofensiva neoliberal e intransigência patronal.

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) presta sua homenagem à combatividade e firmeza desses trabalhadores e trabalhadoras nas batalhas trabalhistas e em defesa do desenvolvimento do Brasil denunciando a posição gananciosa e oportunista dos banqueiros, que querem subtrair direitos e impor perdas salariais aos assalariados.

Não há justificativa para isto. Apesar da pandemia, os bancos continuam extraindo grandes lucros explorando trabalhadores e clientes. Cobram as maiores taxas de juros reais do mundo e tarifas altíssimas.

Ao celebrar o Dia dos Bancários e Bancárias a CTB reitera sua ativa solidariedade à luta da categoria, que em campanha salarial rejeita enfaticamente a proposta indecente dos banqueiros, cuja ganância é um vício que parece não conhecer limites.

São Paulo, 28 de agosto de 2020

Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)