CTB participa de comemoração ao Dia da Indústria, na FIESP

Publicado 25/05/2023
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou na manhã desta quinta-feira (25), do Seminário – Indústria Forte – País Forte, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), com o apoio da CEBRO e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em homenagem ao “Dia da Indústria” no Edifício-Sede da FIESP, Teatro do SESI-SP.
O presidente da CTB, comentou os assuntos em pauta, e ressaltou a necessidade do fortalecimento da indústria brasileira. “A indústria nacional precisa resgatar, urgentemente, o seu protagonismo frente os desafios do século XXI. Para o novo ciclo que se inaugura precisamos de indústria pujante, sustentável e conectada com as potencialidades da inovação tecnológica. Reestruturar a Petrobrás com a reabertura e abertura de novas refinarias, reestatizar a Eletrobras, retomada da política de conteúdo local com resgate da indústria naval, política de energias limpas, renováveis e de baixo carbono, maior investimento em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação (indústria 4.0, IA, tecnologia 5G, nanotecnologia). Isso certamente vai cobrar um ambicioso programa de investimentos públicos, importante fator para o estímulo e atração dos investimentos e negócios privados. A defesa da indústria nacional é um compromisso daqueles que se importam com um Brasil desenvolvido, próspero e soberano. O tempo político reclama um pacto entre a produção e o trabalho com atenção ao desenvolvimento das forças produtivas, uma indústria forte, competitiva e compromissada com a geração de emprego e renda”, disse Adilson.
Ao longo do dia, haverá no evento, debates, com a participação de especialistas internacionais, sobre temas como a nova política industrial, reforma tributária, desindustrialização, reorganização das cadeias produtivas globais, financiamento da indústria e fortalecimento das pequenas e médias empresa.
Confira a programação
Painel 1 – Nova Política Industrial
Discutir a experiência internacional em novas políticas industriais considerando os principais desafios do desenvolvimento do século 21. Discutir mecanismos e instrumentos de políticas para promover uma indústria inovadora e sustentável, potencializando investimentos públicos e privados.
Painel 2 – A Reforma Tributária para o Crescimento Econômico
Este painel visa discutir as principais diretrizes para a atual reforma do Sistema Tributário Nacional.
Painel 3 – Desindustrialização e os Novos Desafios da Geopolítica e do Reshoring
O objetivo do painel é traçar uma perspectiva sobre as questões geopolíticas e as experiências internacionais recentos em políticas industriais, refletindo sobre os desafios e as oportunidades para a indústria brasileira. O que mudou e como reposicionar o Brasil.
Painel 4 – Financiamento para o Desenvolvimento da Indústria
Discutir os papéis dos mercados de capitais, dos bancos de investimento e dos bancos de desenvolvimento na promoção da indústria e do crescimento econômico. Quais são os instrumentos e os ajustes de política necessários para apoiar o investimento produtivo?
Painel 5 – Fortalecimento das Pequenas e Médias Empresas (MPMES)
Debater os principais desafios e os mecanismos necessários para apoiar e fortalecer as MPMEs.


