CTB define programação para o Fórum Social Temático 2012

Já estão sendo finalizados os preparativos para o Fórum Social Temático 2012, que neste ano acontece em Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana (Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo), entre os dias 24 a 29 de janeiro. A CTB está mobilizada e organizando suas estaduais para participarem deste importante evento que visa debater os rumos para a construção um mundo com justiça social.

Com a participação de representantes e ativistas do Estado, nacionais e internacionais, o tema central de debates desta edição será a crise capitalista. Além disso, o Fórum pretende ser um espaço para a formulação de propostas para a Cúpula dos Povos, que ocorrerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro, paralelamente à reunião de cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Durante o Fórum, a CTB promoverá duas mesas sobre a integração latino-americana, em parceria com o Encontro Nossa América (ESNA) e o Instituto de Estudos Estratégicos da América do Sul – INTERSUL, com o apoio do Centro de Estudos Sociais -CES,  no dia 27 (sexta-feira).

A primeira, “A Integração Latino–americana: Razões Macro Econômicas e Políticas e Sociais”, será realizada na parte da manhã e visa debater e buscar alternativas da classe trabalhadora para enfrentar a crise e começa às 8h30. Já no período da tarde a CTB realiza a mesa “Integração Latino-americana: Alternativa concreta para a classe trabalhadora diante da crise capitalista”. Os locais ainda não foram definidos, a partir das 14h.

Fazem parte ainda da programação da CTB uma grande plenária nacional e debates acerca da juventude e a crise capitalista; Desenvolvimento Sustentável, Rio +20 e Trabalho Decente; Agricultura familiar, Segurança Alimentar e Sustentabilidade; e o Movimento Sindical e Perspectivas para a classe trabalhadora.

Em Porto Alegre, os cetebistas terão o apoio da sede da CTB-RS, localizada na Rua dos Andradas,943 – 13º andar – sala 1308 Centro, fone: (51) 32289478.

Confira abaixo uma prévia da programação*:

Dia 24 de janeiro
15h  Marcha de abertura :   Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Concentração CTB FETAG  13:30h Rua Santo Antonio,121 –  Bairro Floresta.

17h – Lançamento do samba-enredo em homenagem a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), de autoria dos compositores Renan SN, Mestre Fábio Lolo e Andrei do Cavaco, da Escola de Samba Cruzeiro do Sul, de Novo Hamburgo – no Parque Harmonia na cidade de Porto Alegre/RS.

Dia 25 de janeiro

14h “Juventude e a Crise Capitalista” – Tenda Central do Acampamento da CTB Jovem no Parque da Harmonia  na Cidade de Porto Alegre/RS.

Dia 25 de janeiro

14 h – Movimento Sindical e Perspectivas para os trabalhadores
Proponentes: CGTB,CTB,CUT,FS,UGT,NCST e DIEESE

25 de janeiro

19h – Plenária da CTB

25 e 26 de janeiro

Debate Agricultura familiar, Segurança Alimentar e Sustentabilidade, proponente:  CONTAG.
FETAG – Rua Santo Antonio,121 Bairro Floresta .

Dia 26 de janeiro

14 h – Desenvolvimento Sustentável, Rio +20 e Trabalho Decente.
Proponentes: CGTB,CTB,CUT,FS,UGT,NCST  E OIT

Dia 27 de janeiro

1-    8:30h “Integração Latino Americana Razões Macro Econômicas e Políticas e Sociais”. Tem como objetivo debater junto as suas entidades filiadas e entidades parceiras a construção de um projeto macro econômico regional e a  consolidação do desenvolvimento com valorização do trabalho como forma de superar a atual crise capitalista.

2-    14:30h “Integração Latino Americana: Alternativa concreta para a classe trabalhadora diante da crise capitalista”. Tem como objetivo debater e buscar alternativas da classe trabalhadora para enfrentar a crise.
Proponentes: CTB, Encontro Nossa America- ESNA e o Instituto de Estudos Estratégicos da America do Sul – INTERSUL com o apoio do Centro de Estudos Sociais – CES,
Ambas ocorrerão no STRE- Av.Mauá, nº 1013 – 10º andar, Porto Alegre-RS.

Dia 28 de janeiro

8:30h   Assembleia dos Movimentos Sociais- Usina do Gasômetro.

Dia 28 de janeiro

IV MERCOFITO – Organizado pelos países do MERCOSUL, o Encontro foiincorporado às atividades do Forum Social Temático, e será coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do RS em parceria com a CTB, CUT, Itaipu Binacional e terá como debatedores, representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

14 h Plenarinho da Assembleia Legislativa- Pça Marechal  Deodoro s/n

*Atenção: A programação poderá sofrer alterações.

Portal CTB