CTB debate com motociclistas projeto ‘consensuado’ para regulamentar trabalho por apps

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil se reuniu, nesta segunda-feira (13), na Casa da Classe Trabalhadora, em São Paulo, com representantes de sindicatos dos motociclistas do interior paulista para discutir a regulamentação do trabalho dos profissionais que atuam em serviços de aplicativos.

A ideia, de acordo com o secretário-geral da CTB, Ronaldo Leite, é estabelecer uma proposta consensuada entre as centrais sindicais que possa se converter em um projeto de lei, a ser apresentado no Congresso Nacional, mas com a garantia de ser defendido pelo governo federal.

“Foi uma promessa de campanha de Lula atender à exigência da categoria de estabelecer que os trabalhadores tenham vínculo de trabalho com a empresa, garantindo o direito dos trabalhadores e mantendo as suas representações sindicais”, afirmou o dirigente.

Além de Leite, participaram do encontro o presidente interino, Renê Vicente, e o vice-presidente da CTB, Ubiraci Dantas, e diretores dos Sindimotos de Bauru e Região, Campinas e Região, Araçatuba e o Sinditaxi de Campinas.

“O momento exige o debate. Diante disso, nós fizemos essa conversa com os sindicatos para incorporar a opinião deles e apresentar como proposta da CTB para discutir junto às demais centrais”, salientou Renê.

Algus sindicatos ainda não estão formalmente filiados à CTB, mas estão em processo de migração de outras entidades e já têm suas pautas defendidas pela Central.