Conselho de Relações do Trabalho será instalado nesta 5ª feira

Criado pela Portaria 2.092, de 2 de setembro de 2010, o Conselho de Relações de Trabalho será instalado oficialmente nesta quinta-feira (16). O presidente da CTB, Wagner Gomes, foi convidado para a cerimônia que oficializará o início de suas atividades.

O Conselho será um órgão tripartite (formado por representantes de trabalhadores, empresários e do governo federal) e terá a finalidade de promover a democratização das relações do trabalho e o entendimento entre trabalhadores, empregadores e governo federal a respeito de temas relativos às relações do trabalho e à organização sindical e fomentar a negociação coletiva e o diálogo social.

Os trabalhadores serão representados no CRT pelas centrais sindicais reconhecidas pelo governo federal: Força Sindical, CUT, CTB, UGT, NCST e CGTB. As dez vagas da bancada dos trabalhadores serão distribuídas proporcionalmente às centrais sindicais, de acordo com o Índice de Representatividade publicado anualmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, após garantir a representação mínima de um conselheiro a cada central.

O Conselho, órgão de natureza orientadora, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, terá por finalidade:

1) apresentar estudos e subsídios com vistas à propositura, pelo MTE, de anteprojetos de lei e normativas que versem acerca de relações de trabalho e organização sindical;

2) propor diretrizes de políticas públicas e opinar sobre programas e ações governamentais no âmbito das relações de trabalho e organização sindical;

3) constituir grupos de trabalho com funções específicas e estabelecer sua composição e regras de funcionamento;

4) pronunciar-se sobre outros assuntos que lhe sejam submetidos pelo Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, no âmbito das relações de trabalho e da organização sindical;

5) auxiliar o MTE nas discussões acerca das categorias sindicais, bem como na discussão dos assuntos relacionados às relações do trabalho de modo geral.

A Cerimônia será realizada em Brasília, às 14h30, no Ministério do Trabalho e Emprego, localizado na Esplanada dos Ministérios, bloco F, sala 545.

Com informações do MTE