Começa nesta quinta (18), a nova campanha contra a privatização da Eletrobras

Por Marcos Aurélio Ruy

O Coletivo Nacional dos Eletricitários lança a nova campanha, em defesa da Eletrobas pública, Salve a Energia – pelo futuro do Brasil, nesta quinta-feira (18), com live às 19h pela página facebook.com/salveaenergia.

Como o próprio tema esclarece, o setor energético é estratégico para qualquer nação, portanto, “é uma atitude irresponsável, contra os interesses do país e do povo brasileiro, privatizar as nossas estatais”, afirma Victor Frota da Silva, secretário de Movimentos Sociais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Distrito Federal e de Políticas Externas do Sindicato dos Urbanitários do DF.

De acordo com os organizadores, a nova campanha “visa denunciar e alertar a sociedade e parlamentares sobre os prejuízos da privatização do setor elétrico ao país. A população que já sofre com a dificuldade de acesso a serviços básicos como saúde, água e seguridade social não pode pagar mais essa conta” porque “o povo brasileiro não merece lidar com ‘apagões’ e aumento desenfreado da conta de luz”, ainda mais com as graves crises econômica e sanitária que o Brasil enfrenta, sem uma coordenação nacional para vencer essas crises.

“Os riscos de uma privatização da Eletrobras são enormes para o país”, afirma Victor. “Qualquer empresa estrangeira que comprasse a Eletrobras não teria nenhum compromisso com o Brasil” e por isso “as tarifas serão aumentadas, muitos trabalhadores podem ser demitidos, acarretando piora no serviço” além de “enormes riscos de rompimento de barragens e uso indiscriminado da águas dos rios”, complementa.

A Eletrobras conta com 12 mil trabalhadoras e trabalhadores diretos e teve um lucro de R$ 30 bilhões nos últimos três anos. Então, por que entregar para a iniciativa privada uma empresa tão sólida e lucrativa?

“A Eletrobras pública, bem como as demais estatais, tem todas as condições de ajudar na retomada do crescimento econômico do Brasil, ainda mais nesse momento de crise agravada pela pandemia” reforça Victor. “Precisamos de nossas estatais para superar a crise que se aprofunda com o desgoverno de Jair Bolsonaro”.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários convoca a população a participar também do tuitaço nesta sexta-feira (19), às 14h, com as hashtags #EletrobrasPublica, #VetaMPdoApagão, #SalveaEnergia, #PeloFuturodoBrasil. Contribua com a campanha em defesa do Brasil.

Serviço:

Lançamento da nova campanha em defesa da Eletrobras Pública