Com 82% dos votos, Bárbara Melo é eleita presidenta da UBES

 No último sábado (30), a União Brasileira dos Estudantes (UBES) encerrou seu 40º Congresso realizado em Belo Horizonte, com a participação de 7 mil estudantes de todo o Brasil definiram-se os rumos do movimento estudantil para os próximos anos e a eleição da nova diretoria da entidade. Na plenária final do encontro, que ocorreu no ginásio do Mineirinho, a carioca Bárbara Melo, de 19 anos, foi eleita presidenta da organização e terá a responsabilidade de representar os mais de 50 milhões de estudantes do ensino médio, fundamental e técnico do país.

Estudante da escola Oscar Tenório na capital fluminense e intensamente envolvida com a onda de manifestações brasileiras que tiveram sua explosão no mês de junho, Bárbara espera que a entidade, com mais de 65 anos, avance na luta pelo passe livre estudantil, na reformulação do ensino médio e nas lutas feministas. A eleição marca a continuidade de gestões de mulheres no movimento secundarista, com a saída da pernambucana Manuela Braga.

Do total de 2.209 votos, a chapa da nova diretoria da UBES “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós” obteve 82% dos votos, totalizando voto de 1.815 delegados. Também participaram as chapas “Oposição de Esquerda”, com 313 votos, “Reconquistar a UBES”, com 36 votos e “UBES é pra Lutar” com 33. Foram somados apenas 4 votos brancos e 8 votos nulos.

O Congresso da UBES, que teve início na última quinta-feira (28), reuniu por três dias cerca de 7 mil estudantes de todos os estados brasileiros nas cidades de Contagem e Belo Horizonte. Foram debatidos temas como passe livre estudantil, reforma política e gestão democrática. Além de emancipação feminina, combate ao genocídio da juventude negra e os desafios do ensino técnico.

A plenária final aprovou resoluções importantes como a permanente luta da entidade pela Reformulação do Ensino Médio, reforma radical no Estado brasileiro em defesa da democratização das mídias e a convocação da Jornada Nacional de Lutas 2014.

Fonte: UJS

Compartilhar: