Centrais se reúnem com deputados paulistas para fortalecer Agenda dos Trabalhadores

Publicado 17/06/2011 - Atualizado 31/07/2019
A CTB e outras cinco centrais sindicais (UGT, Nova Central, Força, CGTB e Conlutas) se reuniram nesta sexta-feira (17) com 20 deputados federais do estado de São Paulo, com o intuito de apresentar aos parlamentares alguns dos pontos de sua Agenda de Lutas dos Trabalhadores para os próximos meses.
O encontro ocorreu em um restaurante da capital paulista. Estiveram presentes deputados de diversos partidos, como PT, DEM, PCdoB, PMDB, PTB, PV e PPS, além de vereadores paulistanos e deputados estaduais.
O vice-presidente Nivaldo Santana falou em nome da CTB na reunião. Ele fez questão de destacar a unidade das centrais sindicais em torno de uma Agenda de Lutas comum, em prol do protagonismo da classe trabalhadora no cenário político brasileiro. “Esta é uma iniciativa importante para que consigamos avançar rumo a um projeto nacional de desenvolvimento que tenha a valorização do trabalho como prioridade”, afirmou.
Durante a conversa, os dirigentes sindicais destacaram três importantes projetos que já vêm sendo debatidos no Congresso Nacional: a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário e a regulamentação das terceirizações.
Nivaldo Santana lembrou que os três pontos fazem parte da Agenda de Lutas para os próximos meses, em conformidade ao projeto defendido pelas centrais desde a realização da Conclat, em junho do ano passado. “Temos que reunir condições políticas para fazer com que o Congresso aprove essas medidas”, defendeu o dirigente.
Ao final do encontro, os deputados sinalizaram a criação de uma Frente Parlamentar pela Redução da Jornada de Trabalho na Câmara Federal.
6 de julho
Os representantes das centrais destacaram também seus esforços para a manifestação de 6 de julho, em Brasília, quando ocorrerá o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Agenda dos Trabalhadores.
Clique aqui para ver o calendário de mobilizações das centrais.
Portal CTB