Centrais e Caixa assinam termo de cooperação para controle do FGTS

No próximo dia 18 de outubro a Caixa Econômica Federal e as centrais sindicais assinarão, em São Paulo, um termo de cooperação com o objetivo de divulgar aos trabalhadores os serviços virtuais de informações de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Pelo conteúdo do termo, a Caixa passa a disponibilizar informações da conta vinculada ao FGTS em canais de maior comodidade e de fácil acesso pelos trabalhadores, como por extratos na internet, envio de mensagem eletrônica, dentre outras inovações.
Um dos principais serviços é o envio tempestivo de mensagens SMS diretamente ao telefone celular cadastrado pelos trabalhadores que aderirem ao uso desse canal de comunicação com o Fundo de Garantia, com o objetivo de receber informação atualizada de saldo, depósitos e saques FGTS.

O serviço gratuito já está disponível e, para realizar o acesso aos serviços eletrônicos, basta o trabalhador cadastrar senha, de forma 100% online e simplificada, no site www.fgts.gov.br ou www.caixa.gov.br/fgts/ e com ela consultar o extrato de sua conta vinculada. Neste canal também é possível fazer adesão ao serviço de mensagem pelo celular em substituição ao recebimento bimestral do extrato emitido em papel.

No entanto, o trabalhador que fizer opção por receber informações de sua conta vinculada FGTS pelos novos canais, ainda, receberá em sua residência 01 extrato papel até o mês de fevereiro de todo ano com todas as movimentações ocorridas no exercício anterior.

Como a adesão aos novos serviços é facultativa, para os trabalhadores que desejarem permanecer no modelo anterior, continuará sendo emitido extrato bimestral e encaminhado para o seu endereço cadastrado no FGTS. Esse trabalhador também poderá contar com o serviço na internet para manter atualizado o seu endereço residencial.

De acordo com Henrique José Santana, Gerente Nacional do Passivo do FGTS, o serviço via SMS se mostra mais aderente aos interesses e necessidades atuais dos trabalhadores, em especial daqueles que estão ingressando no mercado de trabalho, e se traduz em um eficiente meio de monitoramento do seu patrimônio junto ao FGTS.

Fonte: Caixa Econômica Federal

Compartilhar: