Carlos Lessa, um grande brasileiro!

O economista Carlos Lessa – que foi reitor da UFRJ e presidente do BNDES no governo Lula – morreu na manhã desta sexta-feira (5) no Rio de Janeiro, vítima da Covid-19. Leia abaixo o texto de Vivaldo Barbosa, ex-deputado federal (PDT-RJ) sobre o grande intelectual carioca.

Perdemos todos, o Brasil perdeu muito com a morte de Carlos Lessa.

Ao lado de Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa foi o grande economista do Brasil nos últimos tempos, desde Celso Furtado.

Lessa tinha a compreensão do Brasil, suas possibilidades, seus impasses, suas perspectivas. Tinha a ideia de nação, concebia um projeto nacional.

Vinculava-se ao povo brasileiro, o amava. Mergulhava na cultura da nossa gente, dela procurava extrair o entendimento do nosso povo, do nosso País.

Um nacionalista, ferrenho, na busca da definição do interesse nacional, na afirmação da nossa soberania, mesmo quando isto não parecia bonito, moderno. Coragem em ser nacionalista.

Amava o Rio, tinha a visão da cidade, da correção dos seus rumos, dos valores do ser carioca. Chegou a cogitar de apresentar um projeto para o Rio como Prefeito. Ah que diferença seria. A estatura não tão elevada das direções políticas do Rio não o acolheram. Pena para o Rio, pena para o Brasil.

Nós trabalhistas e nacionalistas sempre reverenciamos Carlos Lessa, trabalhamos em tanta coisa com ele, discutimos tanto, aprendemos tanto. Será sempre uma inspiração.

Compartilhar: