Caminhoneiros bolsonaristas bloqueiam estradas pelo país

Publicado 31/10/2022 - Atualizado 31/10/2022
Caminhoneiros bolsonaristas fazem bloqueios em estradas de 16 estados e do Distrito Federal (DF) desde a noite de domingo (30), após o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter vencido as eleições presidenciais em 2º turno.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), rodovias foram fechadas em pontos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Tocantins, Rondônia, Roraima, Pará, Acre e Amazonas.
Não é a primeira vez que caminhoneiros autônomos fazem manifestações e expressam apoio a Jair Bolsonaro (PL). Em 2018, o setor foi uma importante base de apoio do presidente, protagonizando uma greve de quase 10 dias durante o mês de maio.
CNTTL se opõe aos protestos
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Logísticos (CNTTL) lançou uma nota oficial na qual categoriza os protestos como antidemocráticos, reitera a defesa do resultado das urnas e afirma que a pauta dos caminhoneiros deve ser econômica, e não política.
“Vivenciamos uma ação antidemocrática, de não aceitação do resultado das urnas, de alguns segmentos que não representam a categoria dos caminhoneiros autônomos. Precisamos respeitar o que o povo decidiu nas urnas: a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva”, disse em vídeo o diretor da CNTTL, Carlos Alberto Litti Dahmer.
Com informações da Folha de São Paulo