Bolsonaro vai autorizar trabalho aos domingos e feriados

Publicado 19/06/2019 - Atualizado 02/08/2019
Através da Portaria 604, baixada terça-feira (18), o governo Bolsonaro promoveu uma nova pervesidade contra a classe trabalhadora. Atropelando conquista e direitos de muitas categorias, a medida autoriza o trabalho aos domingos e feriados para vários setores e ramos da economia, onde existiam restrições a este respeito obtidas por meio da luta e negociações lideradas pelos sindicatos.
A medida contempla os interesses do empresariado, em mais uma prova de que o atual governo é um capataz do capital que age como feroz inimigo do trabalhador.
Serão prejudicados 78 segmentos de todos os setores e diferentes ramos da economia (29 da indústria, 25 do comércio, 8 de transportes, 4 de comunicações e publicidade, 8 de educação e cultura, 3 na agropecuária, além de serviços funerários).
Bolsonaro autoriza trabalho aos domingos e feriados, em caráter permanente, ou regularizar. O pretexto usado pelo governo é melhorar a oferta de emprego, mas tende a ocorrer apenas o aumento da jornada de trabalho, que pode reduzir os postos de trabalho, além de constranger trabalhadores e trabalhadoras a abrir mão do tradicional dia de folga, que geralmente é dedicado ao convívio familiar e ao lazer.
Os empresários, que fazem um forte lobby para impor o trabalho aos domingos e feriados, serão os únicos beneficiários desta nova maldade contra a classe trabalhadora.