Bancada do PCdoB se compromete em ajudar CTB na luta contra privatização da Sabesp e reestatização da Eletrobras

Em reunião com a deputada federal Jandira Feghali (RJ), líder do PCdoB na Câmara, e com o seu colega de Casa e partido Renildo Calheiros (PE), as direções da CTB nacional e do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema) apresentaram um balanço da luta contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp). Também foi debatida com os parlamentares a possibilidade de reestatização da Eletrobras.

No encontro, foram demonstrados os retrocessos impostos pela lei que estabeleceu um novo marco regulatório para o saneamento básico do país e abriu avenida para a exploração privada do serviço de água e esgoto, principal alvo da sanha privatista do governador Tarcísio de Freitas.

“A bancada do PCdoB se mostrou muito disposta a lutar por ambas as pautas, principalmente sobre a questão da privatização do saneamento. Se comprometeu em ajudar a gente no diálogo com a instância federal e se aliar à frente parlamentar no estado de São Paulo”, informou o diretor de Imprensa e Comunicação do Sintaema e secretário nacional de Comunicação da CTB, Anderson Guahy, ao revelar que uma reunião já foi agendada para depois do carnaval, a fim de que os congressistas assinem a carta-compromisso contra a privatização da Sabesp.

Sobre a Eletrobras, o dirigente salientou a necessidade de união para reverter a entrega da estatal ao capital privado, que não trouxe qualquer benefício para os consumidores. “Estamos juntos com os eletricitários nesta batalha. Privatizaram a Eletrobras, a iniciativa privada lucrou e a população agora é penalizada com contas abusivas”, apontou Guahy.

Durante a semana, o grupo ainda irá cumprir diversas agendas em Brasília e conversar com outros deputados e representantes do governo Lula sobre os impactos da privatização do saneamento e a urgência de se rever a Lei 14.026/2020. Com informações do Sintaema.