Enquanto a Câmara votava a PEC 241, a PM de SP removia ocupantes de uma escola

Está acontecendo agora mesmo. Enquanto a Câmara dos Deputados conduz o segundo turno de votação da PEC 241, que congela os gastos sociais em patamares historicamente baixos, a Polícia Militar de São Paulo invade uma escola ocupada para retirar os estudantes na base da força.

ATUALIZAÇÃO – 22h40: Os estudantes foram liberados da 87ª DP somente agora, cinco horas depois da invasão sem mandado. Passam todos bem, e prometem continuar a luta.

ATUALIZAÇÃO – 21h36: PEC 241 aprovada, todos os destaques rejeitados. É isso, companheiros, a luta agora é no Senado.

ATUALIZAÇÃO – 19h20: A Câmara dos Deputados, por determinação do presidente Rodrigo Maia, acaba de encerrar o acesso à galeria. A medida é uma reação aos estudantes e trabalhadores que vaiavam os discursos hipócritas dos deputados favoráveis à PEC em momentos anteriores.

ATUALIZAÇÃO – 19h13: As centenas de estudantes apreendidos na Escola Silvio Xavier Antunes puderam falar agora há pouco com a Mídia Ninja. O vídeo (sem som, pois foi censurado pelo Facebook) pode ser visto pelo link: https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/747591265399021/

ATUALIZAÇÃO – 18h58: Os deputados se preparam para votar a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional 241. Depois dela, ainda devem ser votados mais seis destaques supressivos.

ATUALIZAÇÃO – 18h17: A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) está transmitindo a sessão da Câmara através de seu próprio canal no Facebook. Já substituímos o vídeo.

ATUALIZAÇÃO – 18h12: A oposição ao governo Temer está tentando apresentar destaques e outros recursos na tentativa de adiar a votação em segundo turno da PEC 241, mas a base parlamentar golpista já conseguiu rejeitar até agora quatro tentativas de empastelamento da votação. Novos recursos estão chegando à mesa da Câmara a todo momento.

ATUALIZAÇÃO – 17h57: A Mídia Ninja reporta que a escola invadida pela PM é a Silvio Xavier Antunes, e que a operação foi conduzida sem mandado de reintegração de posse. De acordo com os alunos, a PM age com violência psicológica, levando todos os estudantes presentes para a 87º DP. Os alunos pedem a presença de advogados no local.

ATUALIZAÇÃO – 17h50: Parece que o serviço de transmissão ao vivo da Câmara caiu. As respostas lentas de quem está conseguindo conectar sugerem tráfego excessivo no sistema de vídeo. É uma votação de grande interesse. 

TV Câmara – Votação da PEC 241

Mídia Ninja – PM invade escola na zona norte de São Paulo

Portal CTB

Compartilhar: