Ailton Pires, presidente da ANTP, defende mais respeito no trânsito

Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) concede entrevista ao Portal CTB e dá uma pequena amostra do que será sua palestra no 2º Encontro Nacional do Ramo dos Transportes da CTB, nesta sexta-feira (22) em São Paulo, a partir das 9h. Para ele, é muito importante que uma central sindical do porte da CTB avance nessa discussão.

Ele explica ainda que a ANTP lutou muito para a criação do Projeto Nacional de Mobilidade Urbana e que o governo federal está disponibilizando os recursos. “O que está faltando agora são projetos com qualidade encaminhados pelos municípios e estados”, revela.

O grande problema da mobilidade urbana está no número acentuado de acidentes de trânsito. “Precisa ter vontade política para mudar essa situação. É necessário a criação de um projeto de educação que conscientize as pessoas para a importância de se respeitar as pessoas, a vida, a dignidade humana, porque o que está faltando no trânsito é respeito”, acentua.

Ele cita a possibilidade de alteração da jornada diária dos caminhoneiros para 12 horas diárias como um exemplo de desrespeito. “Gostaria que as entidades patronais apresentassem a referência que possuem sobre a questão do reflexo dos motoristas após horas dirigindo. O cansaço tira os reflexos dos motoristas tanto quanto o sono, dirigir por horas a fio sem descanso põe em risco a vida tanto do caminhoneiro, quanto das pessoas que trafegam pelas estradas do país”, afirma.

“A questão do transporte precisa ser levada a sério para resolvermos os gargalos do setor, sem prejuízo para os trabalhadores e com a criação de projetos que visem a melhoria de vida para todos”, preconiza. Pires explica também que a ANTP promove cursos de conscientização que ensinam as pessoas a elaborar um projeto que possa ser aplicado nas cidades para ser encaminhado ao governo federal.

Leia também:

O papel do transporte no desenvolvimento nacional

Saiba mais sobre a ANTP aqui.

Serviço

2º Encontro Nacional do Ramo dos Transportes da CTB
Local: Sindicato dos Marceneiros de São Paulo – das 9h às 18h
Rua das Carmelitas, 149 – centro

Programação

9h – Ato Político de Abertura
9h30 – Palestra: “A importância dos Transportes para o Desenvolvimento do Brasil”
Ailton Brasiliense – Presidente da ANTP Associação Nacional dos Transportes
11h – Intervalo
11h15 – Continuidade dos debates
13h – Intervalo para almoço (Clube Trasmontano, Rua Tabatinguera, 294).
14h – A importância da Federação Sindical Mundial (FSM) e a Organização
Internacional dos Trabalhadores em Transporte – UIS Transportes
Wagner Fajardo, Secretário Geral da UIS Transportes e
Divanilton Pereira, Secretário de Relações Internacionais da CTB.
16h – Intervalo
16h15 – Eleição do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em
Transportes da CTB e eleição do Coordenador.
18h – Encerramento.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Compartilhar: