30 de outubro é o Dia do Comerciário

Dia-dos-Comerciario

Dia 30 de outubro é a data consagrada ao Comerciário.

A data, que representa um dia de resistência às ameaças aos direitos conquistados, e faz alusão a 1908, quando um grande número de trabalhadores criou a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro. Caixeiros, os escriturários, os guarda-livros e outros uniram-se contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.

Em 1932, no dia 29 de outubro, às 10h da manhã, centenas de caixeiros cariocas, reuniram-se no Largo da Carioca e foram se somando a outros profissionais até chegar ao Palácio do Catete (então sede do governo federal) o grupo de Caixeiros tinha se multiplicado em mais de 5.000 pessoas. Getúlio Vargas, presidente do Brasil, os recebeu na sacada do Palácio e, naquele memorável dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentando a jornada de trabalho, reduziu a carga horária escrava de 12 para 8 horas diárias.

Os frutos dessa luta dos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmo moldes.

A CTB aproveita a data para felicitar todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor que lutam diariamente contra  desvalrização da categoria e pela qualidade da prestaçao de serviços à população. E parabeniza a categoria pelas lutas e conquistas, e convoca para que sigam avante na defesa dos seus direitos.

Parabéns comericários e comerciárias!