08 de novembro é dia do técnico em radiologia

O Dia do Profissional da Radiologia é comemorado nesta quarta-feira (08 de novembro) e serve como reflexão à contribuição diária destes trabalhadores para a área da saúde.

Para Sinclair Lopes, presidente do Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia (Sinttaresp), entidade filiada à CTB, celebrar esta data é uma alegria, mas também um convite a reflexão. “A comemoração do Dia do Profissional da Radiologia faz com que todos reflitam um pouco sobre o valor e a luta contínua de toda uma Categoria empenhada em trabalhar em prol do bem-estar das pessoas.”

A data, referência ao dia em que Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os Raios-X (8 de novembro de 1895), tem como objetivo o de consciencializar a sociedade sobre a essencialidade do diagnóstico efetuado pelo profissional das Técnicas Radiológicas, que é o único devidamente capacitado a desempenhar as funções atribuídas e fornecer segurança e assistência correta ao paciente.

Desde a descoberta do Raio X, a Radiologia evoluiu muito com os avanços tecnológicos e científicos. A comemoração contribui para uma melhor percepção junto da população do papel do profissional desta área na saúde.

O progresso na Radiologia está longe de ter alcançado um patamar final, pois existe uma longa caminhada para tornar a profissão ainda mais respeitada, valorizada e reconhecida.

A CTB parabeniza toda a categoria pelo seu dia e mais uma vez reforça a disposição de luta em defesa dos direitos desses profissionais que se dedicam à construção de um sistema de saúde de qualidade e ao atendimento digno aos pacientes.

Portal CTB