Barcarena: SindQuímicos garante reposição salarial e abono de R$ 2.450

O SindQuímicos de Barcarena (PA) entrou em consenso com a Hydro Alunorte na mesa de negociação do Acordo Coletivo (2021/2023). A proposta – que será levada para assembleia da categoria – apresenta avanços significativos para os trabalhadores da empresa.

Os trabalhadores terão a reposição das perdas salariais dos últimos 12 meses, conforme o INPC do período. O reajuste será aplicado no salário e em todas as cláusulas financeiras como ticket, reembolso escolar, subsídio escolar, reembolso de faculdade e auxílio-creche. Como ganho real, o sindicato garantiu um abono de R$ 2.450. Desse valor, R$ 350 serão pagos em ticket.

O acordo avança também no pagamento das horas noturnas – a empresa, maior refinaria de alumina do mundo, acatou a proposta do sindicato e passa a pagar mais duas hora de adicional noturno. Foram mantidas todas as cláusulas sociais e garantidas 30 bolsas de inglês para os trabalhadores até o nível operacional.

O SindQuímicos, filiado à CTB, considera que a proposta apresenta ganhos consideráveis, principalmente na conjuntura de desmonte dos direitos da classe trabalhadora. Se aprovado, será o melhor acordo coletivo do estado do Pará e um dos melhores do Brasil.