Resultado de dezembro sugere que cenário negativo das negociações coletivas está sendo revertido

Em dezembro de 2022 81,2% dos acordos e convenções coletivas celebrados pelas categorias profissionais e analisados pelo Dieese estabeleceram reajustes salariais com índices superiores ao da inflação, o que significa um aumento dos salários. O índice é ainda provisório uma vez que se refere ao levantamento realizado até o dia 11 daquele mês, mas reflete uma melhora que vem sendo observada pelo órgão após o segundo semestre do ano passado e reflete certa recuperação do mercado de trabalho e da economia, assim como a desaceleração da inflação, segundo Victor Pagani, supervisor do escritório do Dieese em São Paulo.

Categorias que trabalham na indústria e no comércio colheram melhores resultados do que os trabalhadores em serviços, onde as relações de trabalho em geral são mais precárias. Sul e Sudeste, regiões mais industrializadas, registraram reajustes superiores aos obtidos no Norte e Nordeste. A ação unitária das categorias foi fundamental na definição dos resultados, de acordo com o técnico do Dieese.

Ouça o comentário de Pagani no áudio reproduzido abaixo: