Pela vida das mulheres: Fórum das Mulheres Trabalhadoras das Centrais realiza live nesta quinta (10)

Por Railídia Carvalho

O Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais se reúne nesta quinta-feira (10) em live aberta ao público das 17h as 18h30. “Vamos deixar um alerta que, nós mulheres, vamos lutar pela emancipação da classe trabalhadora com recorte de gênero e raça e denunciar toda forma de violência”, declarou ao Portal CTB Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB. Clique AQUI para acessar a live pela Tv Classista no Youtube.

Além da CTB, fazem parte do Fórum a Central Geral de Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Força Sindical e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

A atividade desta quinta traz como tema “A violência contra as mulheres e seus efeitos” e marca os 21 dias de ativismo pela Vida das Mulheres, campanha que acontece no Brasil e no mundo. Celina destacou que a impunidade tem sido parceira da violência contra a mulher.

“São mil dias do assassinato da (vereadora do PSOL) Marielle e até hoje não foi descoberto o mandante nem o autor. Crianças são mortas em várias comunidades e até hoje as mães ficam procurando os culpados e não tem resposta”, disse. A dirigente enfatizou ainda que a atual conjuntura de feminicídio, desemprego e violência doméstica coloca a luta pela emancipação das mulheres na ordem do dia.

Representatividade de gênero no movimento sindical

A sindicalista explicou que o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras também luta por mais espaço no movimento sindical. “Nenhuma central tem mulher presidenta. Por quê? Não somos capazes?Claro que não”, questionou. De acordo com Celina a representatividade das mulheres nos espaços de decisão precisam também se concretizar no movimento sindical. “Mesmo em categorias como enfermagem e educação não estamos nos espaços de decisão. O Fórum vem marcar posição nesta luta”, lembrou.

São convidadas da live as palestrantes Rosa Anacleto, presidenta da União de Negros pela Igualdade (Unegro) do estado de São Paulo e Dra. Cláudia Patricia, presidenta da Comissão da Mulher da OAB – SP. A cantora e ativista cultural Railídia faz a apresentação musical trazendo composições como a música A Louca (Maurício Tapajós e Aldir Blanc) e Maria da Vila Matilde (Douglas Germano).

SERVIÇO:

Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais

Live do Encerramento dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

10 de dezembro

Das 17h as 18h30

Acompanhe a atividade pela TV Classista da CTB no Youtube

Debate: “A violência contra as Mulheres e seus efeitos”

Com Rosa Anacleto, diretora da Fenametro e presidenta da Unegro SP

E Dra. Cláudia Patricia, advogada e presidente da Comissão da OAB-SP