‘Precisamos ocupar as ruas’, diz secretária da CTB em encontro das trabalhadoras dos Correios no Rio

“Todo dia é dia das mulheres” foi o tom dos debates que marcaram o Encontro de Mulheres Ecetistas, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect-RJ). O principal objetivo foi apontar os caminhos da luta das trabalhadoras dos Correios para o próximo ano, cheio de perspectivas com o novo governo.

O evento contou com as palestras da secretária da mulher trabalhadora da CTB Nacional, Celina Arêas, da secretária da mulher do PCdoB-RJ, Ana Rocha, e da Professora e conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), Zuleide Aguiar.

Secretária da Mulher Trabalhadora do Sintect-RJ e da CTB-RJ, Débora Henrique destacou que o evento realizado todos os anos é uma importante ferramenta de organização. “Foi um encontro muito vitorioso pela presença das companheiras da diretoria e também da base. A gente se forma com as palestras, se conhece e se organiza para lutar por nossos direitos e contra o machismo que nos oprime”, salientou.

Ana Rocha, em sua intervenção, destacou que a virada política com o governo Lula traz novos desafios, mas defendeu a necessidade de mobilização para garantir as mudanças políticas que o país tanto precisa. “Precisamos ocupar as ruas para derrubar a taxa de juros, para ter aumento real do salário mínimo e outras pautas importantes para os trabalhadores e trabalhadoras de nosso país”, afirmou. Ela ainda lembrou o aniversário de 101 anos do Partido Comunista do Brasil comemorado na mesma data do evento.

Já Celina Arêas, secretária Nacional da Mulher da CTB, ressaltou a importância do momento político para alavancar a luta por salários iguais para trabalhos iguais entre homens e mulheres. “É uma luta muito importante para as mulheres trabalhadoras, porque lutamos pela emancipação da classe trabalhadora com intercessão de gênero e raça. Por isso, a luta das mulheres por salários iguais é fundamental”, disse.

Zuleide Aguiar, por sua vez, fez uma palestra voltada para a saúde e deixou como principal mensagem para as companheiras um aviso: “Se olha”. A intenção é estimular as mulheres a criarem o hábito de ficarem nuas e olharem para todos os detalhes dos seus corpos, com o foco de buscar alterações físicas que podem ser determinantes para prevenção de diversas doenças, como o câncer de mama. “É um ato de carinho consigo mesma. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres”, pontuou a professora.

Por fim, a secretária-geral do Sintect-RJ, Rose Leodoro, fez uma saudação em nome de toda a diretoria. “Todo dia é dia da mulher. É assim que nós do sindicato estamos trabalhando. Nossa diretoria sabe da importância de realizar eventos como este para fortalecer a luta das mulheres, em especial das mulheres dos Correios. Não é fácil. Todo dia é um desafio novo, mas o Sindicato está aqui de prontidão para receber a luta das companheiras”, destacou a dirigente. Informações do Sintect-RJ