Mulheres são as mais atingidas com o aprofundamento da desigualdade num Brasil em pandemia

Vanja Andréa participou da Sala Virtual da CTB em 05/05/2020. Na ocasião, debateu o tema Mulheres no enfrentamento à pandemia, junto a outras palestrantes.

Vanja é presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM) e representa a entidade em dois Conselhos: Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Nacional dos direitos da Mulher.

Para ela, há no Brasil um aprofundamento da desigualdade em nosso país, acompanhado da retirada de direitos que vínhamos acumulando nos últimos tempos. Vivemos retrocessos com a reforma trabalhista, a reforma da previdência, o desinvestimento no SUS, o congelamento de gastos e o enfraquecimento da indústria brasileira.

As mulheres estão à frente dos principais campos de batalha. Não bastasse isso, as mulheres são a maioria também entre os trabalhadores informais, que estão mais vulneráveis neste momento de pandemia.

É desta forma que vem pressionando a Secretaria de Políticas para as Mulheres sobre quais são as medidas que a Secretaria vem tomando para garantir o acesso destas mulheres ao auxílio emergencial aprovado pelo Congresso.

Assista ao vídeo completo da fala de Vanja aqui: